Contagem lança Plano de Relações Internacionais

Lançado na última terça-feira (26), no auditório da Prefeitura de Contagem, o Plano Municipal de Relações Internacionais "Contagem para o Mundo", que tem como objetivo apresentar as diretrizes para a inserção da cidade na esfera internacional, promovendo o seu desenvolvimento e a cooperação entre os povos.

Contagem lança Plano de Relações Internacionais

O plano reúne um balanço das iniciativas que o governo municipal realizou no período de 2013 a 2014, como as visitas diplomáticas à China, Uruguai, Venezuela e Cuba, onde foram firmados diversos acordos de cooperação nas áreas da educação, saúde e esporte. Além de apresentar quais são as ações a serem desenvolvidas no período de 2015 a 2016, estruturadas em dois eixos de atuação, visando o desenvolvimento econômico, o comércio exterior e políticas para atração de investimentos, como também o intercâmbio de boas práticas de políticas públicas e participações em agendas internacionais.

O prefeito Carlin Moura, afirmou que Contagem iniciou uma nova era na política externa. Segundo ele, o Plano de Relações Internacionais trará contribuições importantes para o município em todas as esferas, projetando a cidade no cenário internacional, o que avançou com o surgimento de novas possibilidades. "Nesses dois anos, tivemos a oportunidade de ir a Montevidéu, Cuba e Venezuela, onde percebemos que estes países vizinhos têm contribuições para a área cultural, do esporte e econômica. Sendo assim, a América Latina é uma grande referência, como também os países que compõem o Brics e, agora, Cuba com a abertura, após o fim do bloqueio norte-americano".

Na área de intercâmbio cultural, Carlin ressaltou que a educação possuiu infinitas possibilidades para os estudantes e estagiários com o aprendizado de novas línguas, inter-relacionamento com outros povos e realidades para uma nova percepção de mundo. "Percebemos que as relações internacionais trazem grandes contribuições de aprendizagem e respeito com as convivências, sendo uma política acertada. Contagem está empenhada e, com envolvimento de toda a composição do governo, gestores, estudantes para a abertura de novos horizontes, tenho convicção que vamos contribuir para a nossa população, para o estado, para o país e o mundo".

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Fernando Máximo, explicou que a próxima fase do plano é a realização de oficinas e de um fórum para a capacitação de servidores, além da formação de um Comitê Gestor de Relações Internacionais, em parceria com o Instituto de Estudos Contemporâneos e Cooperação Internacional (IECInt). "Estamos trabalhando em três linhas de atuação. A primeira consiste na estruturação governamental, com a formação de um grupo gestor para garantir a execução do plano. A segunda linha, segue a proposta da cooperação internacional focada no Mercosul, em que a cidade de Contagem já integra o Comitê Gestor do Mercocidades e a terceira, a atração de investimentos".

Para o diretor executivo do Instituto de Estudos Contemporâneos e Cooperação Internacional (IECInt), Rubens Diniz, colaborador na elaboração do plano, Contagem apresenta um conjunto de inovações para se destacar no cenário internacional. "Esse projeto contém as diretrizes gerais para realização de um trabalho no período de médio prazo. Contagem tem um grande desafio, mas com grandes possibilidades de retorno".

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo César Funghi, considera que a iniciativa é um fato importante e posiciona Contagem na elite das cidades que estabelecem relações internacionais na busca do desenvolvimento para a população. "Esse plano tem vertentes importantes e será um salto de qualidade que refletirá em bons frutos e modernidade".

O consultor de relações internacionais, Kjeld Jakobsen, compartilhou a experiência de atuação em várias instituições e na Prefeitura de São Paulo. Ele afirmou que a estruturação vale a pena e traz retorno, do ponto de vista técnico e financeiro. "Avalio que muito já foi feito e serão necessários investimentos que apresentarão resultados satisfatórios na projeção da cidade no cenário internacional".

A coordenadora do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Relações Internacionais (Fonari) e gestora da Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, Anita Gea Martinez, explicou que o Fonari tem contribuído para estruturar e qualificar as prefeituras para a implantação de relações internacionais e afirmou que o Brasil é um polo inovador de políticas públicas. "Existe uma grande expectativa nos municípios pela troca de conhecimentos, experiências e inspirações. Contagem tem potencial para contribuir com as políticas de outras cidades".

O chefe da Assessoria de Relações Internacionais do governo do Estado e ex-secretário-adjunto de Relações Internacionais da Prefeitura de Belo Horizonte, Rodrigo Perpétuo, afirmou que os municípios que estão sintonizados na vanguarda dos tratados internacionais, participando e inseridos nas discussões, estarão prontos para receber investimentos e passam a ser um modelo de inspiração e referência. "Eu acredito nas relações internacionais como um instrumento de desenvolvimento e de liderança que permite um bom nível de articulação".

A secretária-adjunta de Relações Internacionais da Prefeitura de Belo Horizonte, Stefânia Aleixo, ponderou que as relações internacionais são um caminho válido que deve ser construído com um trabalho em rede e sensibilizar todos envolvidos nas questões e no fortalecimento da presença política. Ela se colocou à disposição para agregar valores nessa iniciativa. "Estou feliz que esse processo tenha começado em Contagem, que está internacionalizando para construir uma cidade inclusiva, sustentável e atrativa".

Concurso "Intercâmbio Cultural Contagem das Letras".

Durante o lançamento do Plano de Relações Internacionais, foi apresentado o "Concurso Intercâmbio Cultural Contagem das Letras". O projeto é idealizado e promovido pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Funec e em parceria com integrantes do Projeto Sacude, da cidade de Montevidéu, no Uruguai. O objetivo é promover o intercâmbio cultural para os estudantes de Contagem para realizar o diálogo e proporcionar a troca de experiências, ampliar o universo cultural, construção do conhecimento, além de estreitar os laços humanos.

O concurso tem caráter recreativo cultural que visa fortalecer e despertar nos estudantes, a questão do interesse, entretenimento e conhecimento. A atividade é voltada para estudantes de 12 a 14 anos, alunos do ensino médio da Funec e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O concurso consistirá de cinco etapas e o edital será publicado no site da prefeitura. Em setembro, acontecerá a Semana do Intercâmbio dos estudantes de Montevidéu e em outubro dos estudantes selecionados de Contagem.

O secretário-adjunto de Educação, Ademilson Ferreira, ponderou que o intercâmbio integra as políticas de inclusão do Plano de Relações Internacionais, sendo um desafio que possibilitará aos estudantes de Contagem a troca de valores universais. "Esperamos a partir do desenvolvimento desse projeto, estabelecer contatos com outras cidades da América Latina, onde a educação é referência".