Pesquisa vai conferir alcance da TV digital

Uma pesquisa para comprovar que os lares já estão aptos para receber o sinal da TV digital será realizada no próximo ano. O levantamento vai comprovar se pelo menos 93% dos domicílios de cada cidade poderão captar o sinal. Essa é a condição para o desligamento da TV analógica em todo o país. A pesquisa deve se estender até 2018.

Interatividade na TV Digital

A meta de recepção em 93% dos domicílios foi estabelecida pelo Grupo de Implantação da Digitalização da TV (Gired). Esse percentual inclui os lares que assistem à TV livre, aberta e gratuita por transmissão terrestre. Não são levados em consideração os domicílios que têm acesso ao sinal digital via TV por assinatura ou por meio de antena parabólica.

Pelo menos uma primeira pesquisa para conferir o cumprimento dessa meta de 93% deverá ser concluída 60 dias antes do desligamento das transmissões analógicas em cada região. Se houver necessidade, uma nova pesquisa pode ser realizada posteriormente para conferir se a meta foi atingida.

Metodologia

Os detalhes sobre a metodologia da pesquisa ainda vão ser definidos pelo Gired. Mas já está decidido que o levantamento será feito por meio de entrevista pessoal, domiciliar e com amostragem representativa da região.

O pesquisador também vai verificar se o domicílio tem instalados os equipamentos necessários para receber o sinal da TV digital: antena adequada para recepção e televisor com conversor digital integrado ou aparelho analógico com conversor externo.

O desligamento da TV analógica no Brasil vai começar em abril de 2016, quando o sinal analógico será substituído pelo digital nos televisores de Brasília e de outras 11 cidades de Goiás e de Minas Gerais.
Antes disso, um projeto-piloto será realizado na cidade de Rio Verde, em Goiás. A partir de 29 de novembro deste ano, o município já começa a receber exclusivamente o sinal digital de TV.

Campanha

Em cada cidade onde ocorrer o desligamento, a população começará a ser informada um ano antes, por meio de inserções diárias na programação televisiva. A letra "A" vai aparecer no alto da tela da TV para indicar que o canal ainda é analógico.
Uma tarja com informações como a data do desligamento e as formas de tirar dúvidas sobre o fim das transmissões analógicas também será veiculada. Dois meses antes, também vai aparecer uma indicação no alto da tela com a contagem regressiva para o desligamento.

O início da contagem regressiva para fim das transmissões já começou na capital e em mais 27 municípios de São Paulo. A partir de 15 de maio de 2016, as emissoras dessas cidades passam a transmitir exclusivamente o sinal de TV digital.

O telespectador de qualquer região poderá tirar dúvidas por meio de uma central de atendimento, que funciona 24 horas por dia. O telefone é o 147. Além disso, é possível consultar informações sobre o assunto por meio do site www.vocenatvdigital.com.br