Nono dígito de celulares chega a seis estados do Nordeste

Seis estados do Nordeste receberão neste domingo (31) o nono dígito nos números de celulares. Todas as linhas dos DDDs 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88 e 89 passarão a ter um nove à esquerda. A medida é necessária devido ao crescimento da quantidade de linhas telefônicas no país. A mudança acontecerá em Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Celular

Bahia e Sergipe receberão o nono dígito em outubro junto com Minas Gerais. O Maranhão já passou pela mudança em outubro de 2014.

Mensagem de alerta

Nos primeiros dias após a alteração, quem ligar com o padrão de oito dígitos terá sua chamada efetuada, mas ouvirá uma mensagem alertando sobre como deve ser feita a discagem no futuro.

Para não ter que modificar toda a sua agenda telefônica manualmente, é possível baixar aplicativos para smartphone que realizam a mudança de forma automática. Para isso, basta buscar na loja do seu telefone por "nono dígito" e escolher um dos diversos que fazem a função.

Assim como foi feito anteriormente, o WhatsApp irá incluir automaticamente o nono dígito para todos os usuários dos DDDs que passarem pela mudança.