Derly elogia preparação de atletas brasileiros para Olimpíadas 

O deputado João Derly (PCdoB-RS) elogiou o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) na preparação dos atletas que vão competir nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, no Canadá, e nas Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Ele ressaltou que, na época em que competia representando o Brasil em competições internacionais, nunca houve preparação semelhante e metas tão ousadas. 

Derly elogia preparação de atletas brasileiros para Olimpíadas - Agência Câmara

Integrantes do COB compareceram na audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (28), para explicar aos parlamentares as diretrizes e metas da equipe brasileira nas duas competições.

O superintendente executivo de Esportes do COB, Marcus Vinícius Freire, lembrou que o Brasil está se preparando para os Jogos Olímpicos de 2016 desde o ano de 2009. Segundo ele, a meta estabelecida pelo comitê é o país ficar entre os dez primeiros no quadro de medalhas, mas, para chegar bem à principal competição esportiva do mundo, ter bons resultados no Pan-Americano deste ano é fundamental.

Apesar disso, alguns esportes – como vôlei masculino, natação e boxe – não devem contar com alguns de seus principais atletas no Pan, pois outras competições de maior nível técnico e relevância internacional estarão ocorrendo paralelamente à realização do evento em Toronto.

A delegação brasileira no Pan deverá ter mais de 600 atletas de 34 esportes diferentes, o que significa a maior participação brasileira desde os jogos do Rio, em 2007. Naquele ano, o Brasil teve um maior número de competidores porque a equipe brasileira (representante do país-sede) já estava automaticamente classificada para todas as disputas.

Os Jogos Pan-Americanos de 2015 serão realizados em Toronto, no Canadá, no período de 10 a 26 de julho. Já os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro serão realizados entre os dias 5 e 21 de agosto de 2016.

Já nas Olímpiadas do Rio de Janeiro de 2016, o Time Brasil, como o COB quer que o país seja identificado nos jogos, será representado por mais de 400 atletas. A preparação de boa parte deles se dá nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas Minas Gerais, Ceará, Paraná, Sergipe e Distrito Federal também contam com centros específicos para o treinamento dos competidores.