Solenidade celebra primeiro Patrimônio Cultural do Mercosul

O ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, e a ministra de Educação e Cultura do Uruguai, Maria Julia Muñoz, estarão em Jaguarão (RS), na divisa do Brasil com o Uruguai, neste sábado (30), onde será realizada solenidade de celebração do reconhecimento da Ponte Barão de Mauá como primeiro bem binacional reconhecido como Patrimônio Cultural pelos países do Mercosul.

Ponte Barão de Mauá - Divulgação

A Ponte Barão de Mauá foi construída entre os anos de 1927 e 1930 sobre o rio Jaguarão com o intuito de aproximar política, econômica e culturalmente Brasil e Uruguai. O rio Jaguarão separa os municípios de Jaguarão (RS), no Brasil, e de Rio Branco, no Uruguai.

Às 15h30, no Salão Nobre do Gabinete da Prefeitura Municipal de Jaguarão, será instalada uma Comissão Binacional para a Gestão da Ponte e lançada uma publicação sobre o monumento. Do lado brasileiro, além do ministro Juca Ferreira, participarão da solenidade a presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Jurema Machado; um representante do governo do Rio Grande do Sul; e o prefeito de Jaguarão, José Cláudio Ferreira Martins. Do Uruguai, além da ministra Maria Julia Muñoz, participam o presidente da Comissão de Patrimônio Cultural do país, Nelson Inda; o governador de Cerro Largo, Pedro Saravia; e o prefeito de Rio Branco, Robert Pereira.

cultura brasileiros e uruguaios. O objetivo é discutir políticas públicas culturais para a região.
Às 15h30, haverá a entrega do certificado de Patrimônio Cultural do Mercosul no Salão Nobre do Gabinete da Prefeitura Municipal de Jaguarão. As autoridades ainda participam de duas cerimônias de descerramento da sinalização da Ponte Internacional Barão de Mauá como Patrimônio Cultural do Mercosul: em Jaguarão, às 17 horas, e em Rio Branco, às 17h30.