Minc apoia ações da Secretaria de Direitos Humanos

Em reunião com o ministro-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Pepe Vargas, na manhã desta quinta-feira (28), o ministro Juca Ferreira reforçou o apoio do Ministério da Cultura (MinC) a ações ligadas aos direitos humanos. 

Ministro Juca Ferreira - Janine Moraes

Foram tratados no encontro temas como questões indígenas, direitos da criança e de minorias, entre outros. "Cultura e direitos humanos são temas transversais e precisamos estar sempre em sintonia no desenvolvimento de políticas públicas", destacou Juca Ferreira.

Durante o encontro, Pepe Vargas solicitou a Juca Ferreira a continuidade da Mostra Cinema e Direitos Humanos, cuja 10ª edição será realizada este ano. O evento é uma parceria entre a SDH/PR e a Secretaria do Audiovisual (SAv) do MinC, voltada a obras realizadas em países sul-americanos e africanos, finalizadas a partir de 2012, que tenham caráter relativo aos Direitos Humanos. A demanda foi prontamente atendida e debatida, inclusive, a possibilidade de ampliação da iniciativa.

Também foi discutida entre os ministros a criação de espaços de memória em centros de detenção utilizados na ditadura, demanda frequente recebida pela SDH. Pepe Vargas citou como exemplo a recente abertura, pela presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, do "Lugar da Memória", onde funcionou um dos maiores centros de detenção da última ditadura (1976-1983) no país.

No Brasil, o Memorial da Resistência, instalado na Estação Pinacoteca, em São Paulo, que hoje recebe mais de 80 mil visitantes no ano, foi citado como referência na busca pelo respeito aos direitos humanos. Foi definido que haverá uma articulação com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para se buscar apoio a essas iniciativas. "O respeito aos direitos humanos precisa virar um valor da sociedade. Precisamos buscar, em conjunto, uma grande ação para repor a importância dessa questão na sociedade atual", concluiu Juca Ferreira.

Pepe Vargas aproveitou a oportunidade para parabenizar as ações do MinC e reforçar o interesse da SDH/PR em trabalhar cada vez mais unida à área da cultura, com frequente troca de informações e reanalisando iniciativas em busca do avanço contínuo.

Fonte: Ministério da Cultura