Dilma: Aprovação das MPs fortalece a retomada dos investimentos

A presidenta Dilma Rousseff afirmou que o Brasil entrará em um novo capítulo após a aprovação das Medidas Provisórias 664 e 665 pelo Congresso Nacional. Para a presidenta, elas são fundamentais para a retomada do crescimento do país.

Dilma em coletiva no México

A declaração foi feita durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (27), na Cidade do México onde a presidenta para fechar acordos bilaterais. “Vamos tentar concluir essas votações o mais rápido possível. Porque a nós interessa superar essa questão das votações das medidas provisórias e da lei da desoneração. Porque nós queremos entrar num outro capítulo”, afirmou a presidenta.

Em conversa com os jornalistas, a presidenta enfatizou que a aprovação das medidas vão garantir o equilíbrio necessário às contas públicas e que permitirão que o governo adote, nos próximos meses, uma série de iniciativas para a retomada dos investimentos na economia brasileira. Nesse sentido, ela citou o lançamento da nova fase do programa de Concessões – previsto para o dia 9 de junho – e do Minha Casa, Minha Vida 3.

Viagem ao México

Sobre a visita ao México, a presidenta Dilma listou, entre os principais ganhos da viagem, as negociações para a ampliação do Acordo de Complementação Econômica (ACE 53), que atualmente regulamenta o comércio bilateral dos dois países em relação a mais de 800 produtos e que pode ser ampliado para seis mil itens; além da assinatura do Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI).

Para a presidenta, esse último instrumento representa uma inovação para as economias brasileiras e mexicanas, já que cria um marco legal para a proteção e atração de investimentos nos dois países.

Na visita da presidenta à Cidade do México também foram assinados acordos nas áreas de facilitação de investimentos, serviços aéreos, pesca, turismo, agricultura tropical, desenvolvimento sustentável e cooperação científica e tecnológica.

Só no ano passado, o comércio bilateral entre Brasil e México – as duas maiores economias da América Latina – chegou a quase U$$ 10 bilhões, um crescimento de 94% em relação a 2004. Além disso, quase 97% do comércio bilateral entre os dois países são produtos industrializados de alto valor agregado.