Ministro Aldo discute colaboração Brasil-EUA, em Washington 

O ministro da Ciência Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, iniciou nesta terça-feira (26) a agenda oficial de compromissos de cooperação bilateral com os Estados Unidos. Até sexta-feira (29), a comitiva brasileira participa de eventos e debates com os setores público e empresarial, na cidade de Washington.  

Ministro Aldo discute colaboração Brasil-EUA, em Washington - MCTI

O ministro Aldo visitou na manhã de terça-feira a Biblioteca Oliveira Lima, que possui o maior acervo de livros luso-brasileiro nos Estados Unidos. Ele foi recebido pelo diretor da biblioteca, Thomas Cohen. O espaço, localizado no campus da Universidade Católica da América, possui mais de 60 mil obras, incluindo livros, manuscritos, panfletos, mapas, fotografias e obras de arte, dedicadas à história e cultura de Portugal e do Brasil, que faziam parte da biblioteca pessoal de Oliveira Lima.

O legado deixado pelo brasileiro foi incorporado à Universidade Católica da América em 1920 e desempenha um importante papel no desenvolvimento de estudos portugueses e brasileiros nos Estados Unidos, América Latina e Europa. Aldo ressaltou a importância da Biblioteca Oliveira Lima para a produção de pesquisas, acrescentando que o acervo também simboliza a relevância das relações existentes entre o Brasil e os Estados Unidos.

À tarde, a comitiva liderada pelo ministro participou de mesa-redonda no Centro para Estudos Estratégicos Internacionais (Center of Strategic and International Studies – Csis, na sigla em inglês), um instituto de alto nível com reconhecida excelência no tratamento de temas da agenda internacional. O debate incluiu temas da agenda de cooperação Brasil-EUA em áreas como energia, saúde, biotecnologia, formação de infraestrutura computacional e governança da internet.

Após a mesa redonda, Aldo e delegação se reuniram com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, na sede da entidade, em Washington.

Cooperação

Nesta quarta-feira (27), o ministro Aldo e o diretor do Escritório de Política de Ciência e Tecnologia, ligado à Casa Branca, órgão do governo dos EUA correspondente ao MCTI, John Holdren, abriram o Fórum de Inovação Brasil-Estados Unidos.

O objetivo do fórum é discutir possibilidades para aprofundar a cooperação entre os dois países por meio de projetos que envolvem a iniciativa privada.

Representantes do governo e do empresariado brasileiro e norte-americano discutirão quatro temas: "Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento no Brasil: obstáculos e benefícios"; "Cooperação para inovação em biomedicina e saúde"; "Tecnologias da informação"; e "Cooperação na área da inovação".

Também na quarta, o titular do MCTI se encontra com o grupo de pesquisadores e empresários Brazilian Expert Network – Washington, DC (BEN-DC). O grupo foi selecionado pela Rede Diáspora Brasil, iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que busca a estruturação de uma rede colaborativa de profissionais brasileiros para a geração de negócios e de projetos em áreas intensivas em conhecimento e tecnologia.