Prêmio Mulheres na Ciência abre inscrições até o próximo domingo

Cientistas de todo o Brasil têm até dia 31 para inscrever seus projetos no prêmio L'Oréal-Unesco-ABC Para Mulheres na Ciência. Sete pesquisadoras serão premiadas pela qualidade e pelo potencial de suas pesquisas desenvolvidas em instituições brasileiras com uma bolsa-auxílio de US$ 20 mil (convertidos em reais), para cada uma.

Bolsa CNPq - Reprodução

As pesquisadoras devem efetuar sua inscrição no site criado para os dez anos do programa. O endereço eletrônico traz informações sobre as histórias das vencedoras, curiosidades sobre o prêmio e o regulamento para as inscrições.

Em 2014, mais de 300 projetos foram inscritos. A divulgação das vencedoras da décima edição será em agosto, e a cerimônia de premiação, em outubro. A iniciativa é uma parceria entre a empresa L'Oréal Brasil, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) no País.

Equilíbrio de gênero

Em uma década, o prêmio acompanhou e ajudou a promover o avanço científico de pesquisadoras em vários estágios de carreira. Também favoreceu o equilíbrio dos gêneros no cenário brasileiro e incentivou a entrada de mais jovens.

Nesta reta final das inscrições, foi lançada no Twitter do programa a campanha "Convite das vencedoras". As fellows e laureadas reconhecidas em edições anteriores do programa nacional e internacional falam da importância do prêmio e convidam novas cientistas a inscreverem os seus projetos.

O primeiro vídeo convite veio da astrofísica e Acadêmica Thaisa Bergmann. Ela foi a representante da América Latina premiada este ano na edição internacional L'Oréal-Unesco For Women in Science. Thaisa é a sexta cientista brasileira a receber esse reconhecimento em Paris. A campanha vai até o fim de maio.

Mesas-redondas

Para o aniversário de dez anos do prêmio no País, também estão sendo realizados seminários e palestras em universidades e museus brasileiros, com a participação das vencedoras de anos anteriores. Essas mesas-redondas têm o objetivo de discutir a ciência no Brasil e a participação feminina na área, trazendo para o debate a necessidade de mais investimentos em pesquisa e a busca por um equilíbrio de gêneros na carreira cientifica.

Acesse a programação comemorativa e o regulamento desta edição