Câmara homenageia centenário de Humberto Teixeira nesta terça

A sessão solene em homenagem ao centenário do compositor cearense Humberto Teixeira na Câmara dos Deputados será nesta terça (26), às 10 horas. Solicitada pelos deputados Chico Lopes (PCdoB-CE) e Odorico Monteiro (PT-CE), a sessão prestará tributo a um dos mais importantes nomes da cultura brasileira, o “doutor do baião”, que se tornou nacionalmente reconhecido e trabalhou pela afirmação artística e cultural do povo nordestino e pela valorização dos artistas em todo o país.

Humberto Teixeira foi advogado, deputado federal e compositor brasileiro. É nacionalmente conhecido como parceiro de Luís Gonzaga, o Rei do Baião.

Chico Lopes explica o motivo da homenagem: “Apresentamos esse requerimento para contribuir com as comemorações desta data marcante e fundamental, que é o centenário de Humberto Teixeira. Esperamos que a sessão solene possa reunir pessoas ligadas à trajetória do doutor do baião e à cultura e à arte como um todo, como uma ação a mais neste ano em que o Ceará e o Brasil certamente vão render muitas homenagens a Humberto Teixeira”, disse o deputado.

“Humberto Teixeira é um dos maiores protagonistas da cultura em todos os tempos, um nome que orgulha, além do Ceará, todo o Brasil. Uma referência para a música brasileira, para a luta pelos direitos autorais, pelo fortalecimento da classe artística e pela maior difusão da cultura brasileira no exterior”, destaca.

Chico Lopes ressalta o papel decisivo de Humberto Teixeira para a divulgação e a visibilidade da cultura nordestina. “Humberto cantou as coisas simples da vida do povo, o cotidiano, os costumes, a natureza, a força do nordestino, os personagens do sertão, os desafios das desigualdades e da luta por uma vida mais justa, sem deixar de passar pela alegria da nossa gente”, ressalta, lembrando canções como “Asa branca”, “Baião”, “Légua tirana”, “Kalu”, “Dono dos teus olhos” e “Qui nem jiló”, entre dezenas de clássicos de Humberto Teixeira, sozinho ou com parceiros como o inesquecível Luiz Gonzaga e o grande compositor cearense Lauro Maia.

Sessão no dia 26
 
Está confirmada a participação de personalidades ligadas à trajetória de Humberto Teixeira, como a filha do compositor, a atriz Denise Dumont, produtora do filme “O Homem que Engarrafava Nuvens”, documentário dirigido por Lírio Ferreira, que inclui depoimentos de personalidades como Fagner, Belchior, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elba Ramalho, entre vários outros.

O Ministro da Cultura, Juca Ferreira, também participará da sessão, assim como grandes músicos do Ceará e do Distrito Federal, a exemplo da cantora Myrlla Muniz, do sanfoneiro Sivuquinha, do violoncelista Ocelo Mendonça e do percussionista Marcelo Lucchesi. Eles interpretarão clássicos do repertório de Humberto Teixeira, como as parcerias como Gonzagão "Asa branca", "Baião", "Assum preto" e "Juazeiro".