Thiago Cassis: De Victor Jara para Ho Chi Minh

Falaremos neste texto sobre a canção El derecho de vivir en paz, ou, em português, O direito de viver em paz, do cantor e compositor chileno Victor Jara, lançada no disco de mesmo nome em 1971. Mas antes apresentamos um pouco do contexto em que emergiu a música…

Por Thiago Cassis*, especial para o Vermelho

Victor Jara - Reprodução

Não pode haver revolução sem canções

Jara é um dos maiores expoentes da chamada “Nova Canção”, movimento que através de ritmos tradicionais e letras que traziam à tona questões sociais contemporâneas contribuiu na tomada de consciência da população do Chile e da América Latina. Não só em relação a suas próprias origens, quanto também acerca da situação política que atravessava o continente naquele momento. Outros representantes desta vertente são Inti-Illimani, Quilapayún e Silvio Rodríguez, este último, cubano. Salvador Allende era o presidente e enfrentava o imperialismo.

Tío Ho, nuestra canción es fuego de puro amor…

O sexto disco de Victor Jara foi lançado em 1971. Com o título El derecho de vivir en paz. A canção de mesmo nome que abre o álbum é um protesto contra a Guerra do Vietnã. Naquele ano o conflito entre norte-americanos e o bravo povo vietnamita estava em curso e Jara aproveitou então para declarar solidariedade e apoio ao Vietnã.

A letra traz trechos como “Ningún cañón borrará el surco de tu arrozal” (Nenhum canhão apagará o sulco de teu arrozal) e “Tío Ho, nuestra canción es fuego de puro amor”, em referência a Ho Chi Minh.

O conflito terminou em 1975. Não deu tempo de Victor Jara assistir a queda dos norte-americanos e a heroica vitória do Vietnã. O compositor tombou em setembro de 1973, vítima da ditadura criminosa de Pinochet. Mas a música está para sempre nos corações e mentes dos que lutam por paz e justiça.

Assista ao vídeo onde Victor Jara apresentou a canção ao vivo: