Derly anuncia discussão sobre Sistema Nacional do Esporte 

O deputado João Derly (PCdoB-RS) anunciou, em discurso no Plenário da Câmara, nesta quinta-feira (21), que foram iniciadas as discussões para tratar da criação do Sistema Nacional do Esporte. Ele, que fará parte do grupo de trabalho que debate o tema, esteve em reunião, esta semana, com o ministro do Esporte, George Hilton e o presidente da Comissão do Esporte da Câmara, deputado Márcio Marinho (PRB-BA).  

Derly anuncia discussão sobre Sistema Nacional do Esporte - ME

“Eu fico muito feliz de ver essa iniciação, porque nós temos que sistematizar o esporte em nosso País. Precisamos de um plano nacional. Com esse sistema, saberemos os perfis dos praticantes do esporte do nosso País, de todos aqueles que estão integrados e aqueles que podem aderir ao sistema de esporte do nosso País. Então, é salutar”, analisa o parlamentar, bicampeão do mundo de Judô.

O foco do encontro do grupo de trabalho foi alinhar os conhecimentos sobre o Sistema, a partir de questões sugeridas e captadas por entidades esportivas que subsidiam o conteúdo do Projeto de Lei de Diretrizes e Bases do Sistema Nacional do Esporte, a ser elaborado pelo grupo. O texto da proposta deverá ser apresentado ao Congresso Nacional até setembro deste ano.

“O Grupo de Trabalho será um espaço de diálogo e formulação de propostas, para que até setembro a gente apresente o texto ao Congresso Nacional”, explicou o ministro George Hilton.

O Sistema Nacional do Esporte vai definir as funções dos governos federal, estadual, municipal, das entidades privadas, federações, confederações e dos clubes na execução das políticas estabelecidas para o setor.

A elaboração do Sistema Nacional visa deixar a massificação da prática esportiva em todo o território nacional como o legado a partir dos megaeventos esportivos que o país passou a receber nos últimos anos.

A proposta é criar uma mudança cultural, em que os investimentos no setor sejam encarados como uma política de Estado e direito de todos os brasileiros. Com o Sistema Nacional, os investimentos na área não ficarão vulneráveis as mudanças de governos, garantindo a educação física nos primeiros anos de ensino, passando pelos clubes formadores de atletas e chegando ao alto rendimento.