Inscrições abertas para o 63º Festival de San Sebastián

Estão abertas, até o dia 16 de julho, as inscrições para o 63º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, que ocorre entre os dias 18 e 26 de setembro, em Donostia-San Sebastián, na Espanha. Os interessados podem inscrever longas-metragens para a Competição Principal da Sessão Oficial e para as competições Novos Diretores e Horizontes Latinos.

Festival de cinema - Reprodução

Também está aberto, até 15 de junho, o prazo para a submissão de projetos para o 4º Fórum de Coprodução Europa-América Latina, que será realizado simultaneamente ao festival.

Embora cada uma das seções do festival tenha um regulamento próprio, com requisitos particulares, todos os filmes inscritos poderão ser selecionados para qualquer uma das mostras, a critério da organização. A taxa de inscrição é de 70 euros por filme e deve ser paga durante o processo de inscrição on-line. O evento aceita obras de longa-metragem, com duração superior a 60 minutos e finalizadas nos 12 meses anteriores ao início do festival.

A Competição Principal da Sessão Oficial entregará a Concha de Ouro para o melhor filme e Conchas de Prata para melhor diretor, ator e atriz, além de Prêmio do Júri para melhores fotografia e roteiro. Já o prêmio Kutxa – Novos Diretores, voltado a obras que sejam os primeiros ou segundos trabalhos de seus diretores, premiará o melhor filme com 50 mil euros. A também competitiva Seção Horizontes Latinos é dedicada à produção de origem latino-americana e distribui o prêmio Horizontes, que agraciará o diretor do filme vencedor com 10 mil euros e o distribuidor do filme na Espanha com 25 mil euros.

4º Fórum de Coprodução Europa-América Latina

Integrado ao 63º Festival de San Sebastian, será realizado, de 21 a 23 de setembro, o 4º Fórum de Coprodução Europa-América Latina. O evento é direcionado a projetos cinematográficos em desenvolvimento, tanto da América Latina como da Europa, e dará aos realizadores dos filmes selecionados a oportunidade de apresentar os seus trabalhos para membros da indústria audiovisual, potenciais parceiros para os projetos.

Os interessados devem enviar o formulário de inscrição preenchido até o dia 15 de junho. Serão selecionados até 20 projetos de longas-metragens (com duração superior a 60 minutos) que estejam em fase de desenvolvimento. Para se habilitar à participação no Fórum, os projetos inscritos precisam comprovar ter um mínimo de 20% do orçamento com financiamento garantido. Projetos europeus devem possuir alguma relação com a América Latina, seja em relação à locação da filmagem ou ao envolvimento de produtores latino-americanos. O festival oferece uma premiação no valor de 10 mil euros ao melhor projeto.

Apoio da Ancine

O Festival Internacional de Cinema de San Sebastián e o Fórum de Coprodução Europa-América Latina são eventos contemplados pelo Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais. Filmes brasileiros oficialmente selecionados para a Seção Oficial e para as mostras Novos Diretores e Horizontes Latinos do Festival e projetos selecionados para o Fórum podem requerer o auxílio do programa.

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: [email protected].