Começa nesta segunda a 13ª edição da Semana Nacional de Museus

Instituições museológicas de todo o país promovem, a partir desta segunda-feira (18), uma série de atividades especiais, parte da 13ª edição da Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus. Ao todo, 1.378 instituições em 609 municípios brasileiros participarão da semana, com 4.570 atividades, entre palestras, exposições, oficinas, minicursos, ações educativas, exibições de filmes e espetáculos teatrais que se estendem até 24 de maio.

semana de museus

"Museus para uma sociedade sustentável" é o tema desta edição da Semana, proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) e tem como objetivo fomentar maior conscientização da ação do homem sobre o planeta e reforçar a necessidade urgente de alinhar o modelo econômico e social à perspectiva da continuidade e inovação. De acordo com a Coordenação de Estudos Socioeconômicos do Ibram, que realiza, desde 2012, pesquisa para avaliar o impacto da semana nas instituições participantes, foram observados benefícios que englobam desde o aumento expressivo de visitação até geração de empregos. Em 2014, por exemplo, foi registrado o crescimento de 103% no número de visitantes no período de 12 a 18 de maio em relação ao ano anterior.

E para dar destaque às atividades, o Ibram e o MinC planejaram uma campanha nas redes sociais. Quem conferir as atividades da Semana dos Museus em todo o país pode registrar sua participação utilizando a hashtag #EunoMuseu nos posts do Facebook, Twitter e Instagram. Os melhores cliques farão parte de uma galeria especial do evento e poderão aparecer nas redes sociais do Ministério.

Ministro Juca Ferreira fará palestra

Parte dos eventos especiais, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realizará, nesta terça-feira (19), às 15h30, a primeira edição dos Colóquios Museológicos. A abertura, na sede do Ibram, contará com palestra do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, que abordará o tema "Museus para todos", com transmissão ao vivo, pela internet, no endereço www.museus.gov.br.

Os Colóquios têm como proposta dinamizar os espaços de eventos do Instituto, de forma que o Ibram passe a ser reconhecido também como um centro de estudos museológicos contemporâneos. A programação será mensal e contará sempre com a participação de convidados que irão abordar temas atuais de interesse dos museus.

Programação completa.