Em meio a epidemia, Contagem intensifica combate à dengue

O Brasil está enfrentando uma epidemia de dengue, segundo dados do Ministério da Saúde. Para reforçar o combate, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, está sendo reforçado com ações de limpeza, fiscalização intensiva em pontos de bota-foras e campanha de conscientização nas escolas e espaços públicos. 

Dengue - Divulgação

Dados da Secretaria Municipal de Saúde comprovam que houve uma redução dos casos confirmados de dengue desde 2013, onde em 2014 o município alcançou uma queda de 96%. Os índices também foram reduzidos de 558 casos confirmados no período de janeiro a maio de 2014 para 121 confirmados em 2015.

A partir desta segunda-feira (18), será realizada uma força-tarefa para o recolhimento de lixo e entulho em todas as regiões do município. Serão recolhidos móveis velhos, pneus, embalagens plásticas e outros materiais que configurem focos do mosquito da dengue. A população está sendo avisada pela prefeitura dos dias e horários de apresentação dos inertes para a coleta. As ações fazem parte da terceira edição do Programa Brigada da Limpeza, implantado pela prefeitura no ano passado.

A abertura oficial da Brigada da Limpeza 2015 será realizada nessa terça-feira (19), às 19h30, na Praça do Iria Diniz (avenida João César de Oliveira com avenida José Faria da Rocha, bairro Eldorado), onde será comemorado também o aniversário de dois anos do Programa Exercita Contagem, que envolve aulas de dança e ginástica nas praças da cidade.

Limpeza

Todas as regionais do município receberão o mutirão, com duração de 15 dias, a começar pela região do Industrial. Os caminhões farão a remoção de inertes com ajuda de maquinário e equipe de profissionais. Três motos identificadas e uma Kombi com agentes à paisana farão o monitoramento do descarte irregular de resíduos sólidos em vias e espaços públicos, entulhos e materiais de construção colocados em calçadas, apresentação do lixo fora do dia ou horário de coleta, inspeção dos recipientes para acondicionamento dos resíduos e falta de lixeira. Também serão fiscalizados lotes vagos e as caçambas de recolhimento de inertes. Os fiscais farão autuação, além de um trabalho de conscientização e, se necessário, aplicarão multas que podem variar de R$ 50,00 a R$ 7.500.

Combate à dengue

Para a campanha de conscientização da população, agentes de saúde percorrerão as residências com panfletos educativos e darão orientações aos moradores para prevenção das doenças e eliminação dos focos do mosquito, Aedes Aegypti. A prefeitura também premiará alunos e professores das escolas municipais, em concursos de redação, desenho e produção audiovisual.

A finalização das ações da Brigada da Limpeza em cada regional será marcado com o Dia da Cidadania. O evento terá programação em pontos crônicos de bota-foras. Haverá mutirão de limpeza, jardinagem dos locais e colocação de placas.

Números

Em dois anos de Brigada da Limpeza, Contagem reduziu em quase 20% o descarte irregular de lixo. Em 2012, a prefeitura recolheu 121 mil toneladas de resíduos sólidos no município. Em 2014, dois anos após o início do programa, o recolhimento diminuiu para aproximadamente 101 mil toneladas o que mostra o sucesso e como o trabalho de conscientização, aliado a fiscalização efetiva, pode melhorar a qualidade de vida da população.

Tratamento da Dengue

Duas Unidades de Hidratação para auxiliar no atendimento aos pacientes com dengue foram instaladas no bairro Petrolândia (av. Refinaria Duque de Caxias, 298, Petrolândia) e na região do Eldorado (rua Rio Orenôco, 457, Novo Riacho), com recursos do município e do governo do Estado, enviados para o combate à dengue.

Com um quadro de profissionais formado por um médico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem, contratados, exclusivamente para o atendimento, as Unidades de Hidratação vão receber os pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), classificados como Grupo B, ou seja, que apresentam outras condições clínicas, como adultos acima de 65 anos, diabetes, doença renal crônica, entre outras.

Uma das funções das unidades é desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Com o aumento de casos suspeitos de dengue em toda Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), no Estado e até nacionalmente, em decorrência de fatores climáticos e da não adoção dos devidos cuidados de prevenção por parte da população, houve um aumento da procura e nos atendimentos nas UPAs.