Jô Moraes destaca data que marca luta do povo palestino 

A Embaixada da Palestina no Brasil recebeu, nesta sexta-feira (15), a visita de uma comitiva da Câmara dos Deputados, chefiada pela presidenta da Comissão de Relações Exteriores da Casa, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), que foi levar a solidariedade do Brasil ao povo palestino na data em que se relembra a Nakba. 

Jô Moraes destaca data que marca luta do povo palestino

No dia 15 de maio de 1948 – a 67 anos – foi criado o Estado de Israel. Isso significou a expulsão de 800 mil palestinos de suas próprias terras. Por isso esse dia é chamado de Nakba, termo árabe que quer dizer "catástrofe".

“Após 67 anos de querer anular a nacionalidade palestina, dizemos aos israelense e ao mundo: Aqui estamos, queremos um mundo justo e conquistar nossos direitos a base do direito internacional. Estamos dispostos a perdoar e conviver em paz e harmonia com os nossos vizinhos”, disse o embaixador palestino no Brasil, Ibrahim Alzeben, que recepcionou a comitiva.

Ele disse à deputada Jô Moraes que “o reconhecimento (recente) do Vaticano ao estado palestino é a demonstração de mais esta comunidade internacional, especialmente da Igreja Católica, tão importante na história do mundo, e mensagem importante, principalmente para aqueles que não reconhecem o estado palestino, especialmente Israel e os Estados Unidos, que ouvem o eco da vontade e consciência do mundo a favor da paz e da criação do estado da palestina.”

Solidariedade

A deputada Jô Moraes, ao assinar o Livro da Solidariedade ao Povo Palestino (foto ao lado), declarou que, além de expressar nossa solidariedade, queremos reafirmar “a defesa do reconhecimento pleno do estado palestino ao direito a ter uma vida normal, especialmente os jovens e crianças palestinas, de terem acesso às condições normais de vida, como frequentar escolas, atividades esportivas e culturais. Esse é um direito inalienável que tem que ser garantido e respeitado por todos os países do mundo.”

Como presidenta da Comissão de Relações Exteriores, ela destacou que o Brasil reconheceu em 2010 o estado palestino e apoia os esforços de ajuda humanitária que muitas instituições realizam para minimizar as dificuldades vividas pelo povo palestino, fruto da ocupação israelense do território.

A deputada também cumprimentou o embaixador da Palestina pelo reconhecimento do papa Francisco ao estado palestino e o gesto do líder religioso de anunciar para este domingo (17) a canonização de duas freiras palestinas – irmã Marian Bowardi e Mary Alfonsin Ghatas –, que viveram no século 19 e dedicaram a vida em defesa do seu povo e sua gente.

“Duas mulheres que deram importante contribuição a luta do povo palestino e ampliaram a participação das mulheres na luta humanitária dessa luta”, destacou Jô Moraes.