Exposição no Senado mostra luta dos povos indígenas no Brasil 

Está aberta, no Salão Branco do Senado Federal, a Exposição Povos Indígenas no Brasil 1980/2013 – Retrospectiva em Imagens da Luta dos Povos Indígenas no Brasil por seus Direitos Coletivos. A exposição traz momentos e personagens históricos retratados em um período de 33 anos, no qual os povos indígenas saíram da invisibilidade para entrar de vez no imaginário e na agenda do Brasil contemporâneo. 

Exposição no Senado mostra luta dos povos indígenas no Brasil

“A maioria dos brasileiros teve conhecimento da existência dos povos indígenas na educação primária e depois eles desaparecem dos livros escolares e se tornaram invisíveis. Quando ressurgem com a Constituição Federal de 1988, que garante a eles seus direitos. Nesse cenário, a exposição é necessária à transparência e convivência com a diversidade étnica e cultural com os povos que habitam o nosso país”, afirmou o senador João Capiberibe (PSB-AP), promotor do evento em parceria com a Embaixada da Noruega e o Instituto Socioambiental (ISA).

O marco desse processo foi o capítulo dos direitos indígenas da Constituição. Entre outros temas, as imagens retratam a batalha pelo reconhecimento das Terras Indígenas; a resistência às invasões de garimpeiros e madeireiros; o apoio de músicos como Sting e Milton Nascimento; a apropriação das tecnologias do homem branco; as ameaças aos últimos povos “isolados”; as mobilizações recentes pela garantia de seus direitos.

“Pretende-se que essas imagens sirvam de referência para as narrativas dos seus protagonistas, assim como para o aprendizado das novas gerações”, comenta Beto Ricardo, do ISA, curador da exposição.

Serviço:
A visitação está aberta ao público até o dia 22 de maio, sempre de 9h às 17h30, com entrada é gratuita.