Campanha quer combater violência sexual contra crianças 

Com o lema "Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes", a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) dá início à campanha do "18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", nesta segunda-feira (18), no Parque da Cidade, no estacionamento do Parque Ana Lídia, em Brasília (DF). 

Campanha quer combater violência sexual contra crianças - SDH

 O ministro da SDH, Pepe Vargas, participa do lançamento oficial da campanha, que tem como objetivo principal mobilizar a população para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Como parte da campanha também está previsto seminário, na terça-feira (19), no auditório da SDH, em Brasília. O encontro é destinado a profissionais e gestores que atuam nas redes de proteção a crianças e adolescentes com direitos violados.

E, na quarta-feira (20), haverá Cerimônia Nacional em Alusão ao 18 de Maio, das 9 horas ao meio-dia no Salão Negro do Congresso Nacional.

Os estados e municípios participam das mobilizações em torno da data, onde serão realizadas palestras, seminários, workshops, caminhadas, entre outras atividades para conscientizar a população sobre a importância da defesa de crianças e adolescentes contra a violência sexual.

A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o "Caso Araceli". Esse era o nome de uma menina de oito anos de idade, que foi raptada, drogada estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, prescreveu impune.

A data ficou instituída como o "Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes" a partir da aprovação de lei federal em 2000.