Lula e Renan Calheiros se reúnem para debater terceirização

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Senado, Renan Calheiros, almoçaram na tarde desta quinta-feira (14), na residência oficial do senador. Na ocasião, um dos temas tratados foi sobre o projeto que regulamenta a terceirização do trabalho nas empresas. O texto foi aprovado na Câmara no último dia 22 de abril e começará a ser discutido no Senado, na próxima semana.

renan-e-lula-almocaram-em-brasilia-e-conversaram-sobre-terceirizacao-e-f

Renan voltou a dizer que promoverá um amplo debate sobre o assunto, que vai começar, segundo ele, com uma sessão temática sobre a terceirização no plenário da Casa na próxima terça-feira (19). Para ele, esse tipo de discussão “é o grande papel que o Legislativo tem mesmo que cumprir”. Ele disse ainda que o ex-presidente Lula concorda com o papel de protagonista que o Legislativo deve ter nos debates nacionais.

"Eu defendi para o presidente Lula a necessidade de modernizar nossa economia e acho sim que tem que regulamentar os terceirizados existentes, esses 13 milhões de trabalhadores, mas não podemos precarizar outros 40 milhões de trabalhadores. O Legislativo pode sim regulamentar a terceirização da atividade fim, mas essa é uma nova opção de desenvolvimento para o Brasil. Uma opção que precariza as relações de trabalho, revoga a CLT [Consolidação das Leis do Trabalho] e a CLT não pode ser revogada assim", afirmou Renan.

Renan também conversou com o ex-presidente Lula sobre a aprovação, pela Câmara dos Deputados, de mudança no cálculo do fator previdenciário, regra que dificulta as aposentadorias. "Disse a ele que essa matéria vai tramitar facilmente aqui. Desde 2008, em função do Senado já ter decidido sobre o fator previdenciário, sobre a sua extinção e sobre a necessidade de colocar uma regra melhor", encerrou Renan.

O responsável por articular o almoço entre Lula e Renan Calheiros foi o líder do governo no Senado, Delcídio Amaral. O senador relatou que todos consideraram adequado ouvir Lula sobre a pauta da terceirização. “Eu articulei esse almoço para gente conversar especificamente sobre terceirização. Ouvir o presidente Lula, que tem conversado bastante com os movimentos sociais e os empresários, e montar uma estratégia. Através da Comissão de Assuntos Econômicos, da Comissão de Assuntos Sociais [do Senado], e promover um debate, ouvindo todo mundo”, explicou.