Ministros discutem ampliação de programas educacionais no campo

A educação no campo foi tema de encontro entre os ministros do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, e da Educação (MEC), Renato Janine, nesta terça-feira (12), em Brasília. Os ministros se reuniram para discutir parcerias entre as pastas. O objetivo é ampliar o Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec Campo).

Reunião entre Renato Janine e Patrus Ananias - Rômulo Serpa/MDA

Durante o encontro, o ministro Patrus Ananias falou sobre as prioridades do MDA e reiterou que a educação no meio rural também é uma delas. “Nossas prioridades são assentar todas as famílias acampadas e transformar esses assentamentos em locais produtivos, com alimentos saudáveis, com mais infraestrutura e qualidade de vida. E a educação é fundamental para que isso aconteça”, ressaltou.

Além disso, uma das metas do MDA é ampliar o acesso à educação nos 120 Territórios da Cidadania, que são integrados por municípios com até 50 mil habitantes e que, em geral, possuem como principal atividade a agricultura familiar. Segundo o ministro, “investir em educação é um meio de fazer com que os agricultores e, principalmente, os jovens permaneçam no campo.”

O ministro da educação, Renato Janine, considerou que será um grande desafio levar mais qualificação a esses agricultores, mas se comprometeu a, em ações conjuntas com o MDA, estudar e analisar estratégias para ampliar a qualificação nos Territórios.

De acordo com Janine, a opção mais viável, em curto prazo, seria oferecer mais cursos profissionalizantes. “Precisamos definir quais são os cursos que podemos oferecer, porque eles precisam ser customizados, levando em consideração as características de cada território”, ponderou o ministro do MEC.

Territórios da Cidadania

O Programa Territórios da Cidadania tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania, por meio de estratégias de desenvolvimento territorial sustentável. A partir da participação social e a integração entre Governo Federal, estados e municípios, o Programa leva até as comunidades ações relacionadas ao desenvolvimento social, à organização sustentável da produção, infraestrutura, saúde e educação.