Jussara Cony defende municipários e critica falta de diálogo da PMPA

A vereadora Jussara Cony (PCdoB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Servidores Municipais e dos Serviços Públicos de Qualidade, usou a tribuna da Câmara Municipal de Porto Alegre nesta quarta-feira, 13, para defender os municipários paralisados hoje na cidade. “Os servidores são estratégicos para a consecução das políticas públicas e suas reivindicações são justas”.

Jussara também criticou a falta de diálogo da gestão municipal com o funcionalismo. “Quando houve a votação do PLCE 10/2014 (que estabeleceu a reestruturação da Secretaria da Fazenda), eu disse que os municipários estavam chegando ao limite pela falta de diálogo com a Prefeitura e disse que os trabalhadores dariam a resposta. Hoje esta resposta foi dada com a paralisação”.

Para Jussara, “é urgente que o prefeito converse com o Simpa e os municipários”. Ela destacou que a população “vive apreensiva com criminalidade crescente, saúde a desejar, problemas de mobilidade urbana, áreas não regularizadas, limpeza urbana, defasagens na educação, enfim, com as condições gerais da cidade. E certamente a população quer servidores trabalhando em boas condições, com possibilidade de prestar um serviço de qualidade, à altura do que o nosso povo merece”.

Sobre o argumento da falta de recursos públicos comumente alegados pela Prefeitura, Jussara destacou: “há problemas econômicos globais, mas se não houver diálogo, se não forem elencadas as prioridades, à crise econômica se somará um crise de gestão, o que será um caos. Tenho certeza de que esta Casa, a FPDSP, a Mesa, seu Colégio de Líderes, como sempre, estarão à disposição para garantir o diálogo com a gestão municipal”.

Dentre as reivindicações dos municipais, estão: reajuste salarial de 9,44% referente às perdas salariais, o IPCA integral e ganho real, totalizando 20%; reajuste do vale alimentação para R$ 23,00 extensivo aos aposentados; cumprimento da Lei nº 11.080 que prevê o reajuste do piso salarial, imediatamente à alteração do salário mínimo; implantação de um plano de carreira com isonomia salarial, que não retire direitos e garanta ascensão funcional para toda a categoria; realização de concurso público para todos os níveis e nomeação imediata para os cargos vagos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Vereadora Jussara Cony (PCdoB)