Ministério comemora 20 anos de combate ao trabalho escravo 

O Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho comemora nesta quarta-feira (13), 20 anos de atuação no combate ao trabalho análogo ao de escravo, no auditório do Ministério do Trabalho, em Brasília (DF). Foram mais de 49 mil trabalhadores afastados de condições análogas às de escravo pelo Grupo Móvel neste período.  

Ministério comemora 20 anos de combate ao trabalho escravo - Agência Brasil

O ministro do Trabalho, Manoel Dias, apresentou um balanço das atividades do Grupo Especial, destacando que o trabalho em condições análogas às de escravo ainda é uma realidade no Brasil. E que, a despeito da abolição da escravatura, em 13 de maio de 1888, o trabalho escravo sobreviveu sob novos formatos, onde o trabalhador não é mais uma coisa ou um objeto do direito de propriedade de outrem.

Em discurso no Plenário da Câmara, na manhã desta quarta-feira (13), o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE) lembrou o Dia da Abolição dos Escravos, parabenizando o Ministério do Trabalho e a equipe de Auditores juntamente com a Polícia Federal e o Ministério Público, que "têm feito um trabalho sensacional de libertação, ainda em pleno século 21, de pessoas que estão em situação de escravidão."

Além de divulgar os resultados do trabalho de fiscalização, o MTE fez homenagem aos integrantes do grupo, com a colocação de uma placa no hall de entrada do edifício sede do Ministério e a realização de um painel de debates onde os auditores contaram suas experiências.

A Placa Comemorativa homenageia a todos os que, durante as duas últimas décadas, não mediram esforços em combater esse fenômeno que assola o Brasil e que vêm garantindo, ao longo desse tempo, não só o resgate físico dos trabalhadores vitimados, mas, sobretudo, o resgate de sua dignidade, destacou o ministro.

Foram homenageados os integrantes da primeira operação do Grupo Móvel realizada de 15 a 19 de maio de 1995, e os chefes, à época, da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae).

Também receberam homenagens os primeiros auditores-fiscais do trabalho coordenadores do Grupo, constituídos na Portaria Intersecretarial nº 1, de 23 de julho de 1997 e os motoristas que participaram das operações de combate ao trabalho escravo.

O Grupo especial é integrado por auditores-fiscais do Trabalho, membros do Ministério Público do Trabalho; delegados e agentes da Polícia Federal, Policiais Rodoviários Federais; por membros da Procuradoria Geral da República e defensores Públicos da União.

Do Portal Vermelho
De Brasília, com informações do Ministério do Trabalho