Eletricitários fazem greve em defesa de participação nos lucros

Funcionários da Eletrobras Amazonas Energia entram no quarto dia de paralisação nesta quarta-feira (13). Segundo o Sindicado dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado do Amazonas (Stiuam), vários estados aderiram à greve.

Greve dos servidores da Eletrobras - CTB

De acordo com Edney Martins, presidente do Sindicato, a principal reivindicação dos servidores é a "falta do pagamento da participação do resultado de lucros".

"Nós temos um acordo com a Eletrobras, que após obter resultado operacional positivo, ela teria que pagar algo correlato à participação nos resultados dos trabalhadores. Ela não vem cumprindo esse acordo. É uma paralisação nacional ", disse.

Em Manaus, cerca de 1.500 funcionários suspenderam as atividades, eles permanecem concentramos em frente à sede da empresa. Além da capital, servidores do interior também participam, dentre eles, de Parintins, Itacoatiara, Coari, Maués e Manacapuru.

Além da pauta do PLR, os trabalhadores também estão mobilizados contra o processo de privatização e terceirização que vem sendo discutido pelo Congresso Nacional.

De acordo com o sindicato, atualmente mesmo com o quadro reduzido de funcionários (menos 5 mil) por conta do Programa Incentivado de Desligamento Voluntário (PIDV) 2013/2014, o Sistema Eletrobrás mantém a excelência e qualidade no trabalho.

O Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), que comanda a paralisação nacional, entende que as dificuldades e os prejuízos acumulados pela Eletrobras não podem servir de pretexto para inviabilizar o reconhecimento da contribuição dos trabalhadores ao sistema elétrico estatal, pois o desempenho operacional, aquele no qual envolve de fato o comprometimento do corpo profissional, tem se mantido dentro do padrão determinado pela Holding, fato já reconhecido pela própria direção da Eletrobras.

Após várias rodadas de negociação entre o Comando Nacional e a Eletrobras, sem obter avanços, os trabalhadores avisam que se manterão mobilizados para avançar no cumprimento dos direitos já conquistados.

Fonte: CTB