Governo inicia mobilização contra exploração sexual de jovens

A Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República iniciou na última sexta-feira (8) a mobilização para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. O ministro Pepe Vargas esteve no lançamento da Caravana Siga Bem 2015, que vai percorrer todo o país com palestras, eventos e atividades para agentes regionais e estaduais de conselhos tutelares em postos de combustíveis da Petrobras.

Tráfico de mulheres - Reprodução

“Este projeto dá a dimensão do que pode ser transformado quando existe a união de esforços da sociedade civil, empresas e governo. A missão de promover cidadania e conscientização faz dos caminhoneiros agentes fundamentais no combate a exploração sexual de crianças e adolescentes”, disse Pepe Vargas.

Neste ano, serão doze caminhões divididos em duas caravanas, uma na Região Norte e outra na Sul. A primeira ação do eixo Norte será em Brasília (DF), enquanto a do Sul será em Antonina (PR). Serão dez meses nas rodovias disseminando entretenimento e educação aos milhares de caminhoneiros e moradores das comunidades por onde a Caravana irá passar.

Na próxima segunda-feira (18), Pepe Vargas lança a campanha “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, para celebrar o Dia Nacional de Combate à Violência Sexual.

Disque 100

As denúncias de violência podem ser encaminhadas ao Disque Direitos Humanos, que é o principal canal de comunicação da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, da SDH. O Serviço de atendimento telefônico é gratuito e funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

As denúncias recebidas na Ouvidoria e no Disque 100 são analisadas, tratadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis. Além de denuncias de violação dos direitos de crianças e adolescentes, o serviço acolhe ainda denúncias de violação dos direitos das pessoas idosas, com deficiência, população em situação de rua, LGBT.

Fonte: Secretaria de Direitos Humanos