Áreas com UPPs têm queda de 85,5% de homicídios

Territórios pacificados pelo Governo do Rio registraram queda de 85,5% nos casos de homicídios decorrentes de intervenção policial, entre 2008 e 2014. O número de ocorrências caiu de 136 para 20. Outro importante resultado da política de pacificação, neste mesmo período, foi a expressiva redução na taxa de homicídios dolosos: foram 116 casos em 2008 e 40 casos em 2014 – o que representa uma redução de 65,5%.

Complexo Alemão - Reprodução

Divulgados nesta segunda-feira (11) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), os números integram balanço inédito com indicadores da política de pacificação. O relatório apresenta a evolução das atividades policiais em áreas beneficiadas pelas UPPs, entre 2007 e 2014.

Os dados das incidências criminais e administrativas referentes às UPPs, além do balanço inédito com os indicadores da política de pacificação abrangeram 36 das 38 UPPs.

Comparativo de alguns indicadores (2008 – 2014)

Homicídios Decorrentes de Intervenção Policial – Redução de 85,3%
Homicídio Doloso – Redução de 65,5%
Letalidade Violenta – Redução de 76,3%
Roubo de Rua – Redução de 57,3%
Apreensão de Drogas – Aumento de 301,0%
Armas Apreendidas – Redução de 70,1%
Ocorrências com Flagrante – Aumento de 268,0%

Metodologia

Os dados das UPPs são divulgados após um ano completo da data de implementação de cada unidade. Para contribuir com a análise das incidências nas áreas consideradas, os dados de cada UPP são retroagidos no período de um ano antes do começo da implantação.

Os números são referentes apenas às ruas ou trechos de ruas que estão sob a responsabilidade da UPP. O estudo do ISP foi feito juntamente com a Coordenadoria de Polícia Pacificadora, que tomou por base as ruas e pontos de referência de cada comunidade e os limites das UPPs publicados no Diário Oficial. Os dados são referentes aos Registros de Ocorrências (RO), lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado.

As 36 UPPs analisadas:

Adeus/Baiana, Alemão, Andaraí, Arará/Mandela, Barreira do Vasco/Tuiuti, Batam, Borel, Caju, Camarista/Méier, Cidade de Deus, Cerro-Corá, Chapéu Mangueira/Babilônia, Chatuba, Coroa/Fallet/Fogueteiro, Escondidinho/Prazeres, Fazendinha, Fé/Sereno, Formiga, Jacarezinho, Lins, Macacos, Mangueira, Manguinhos, Nova Brasília, Parque Proletário, Pavão-Pavãozinho, Providência, Rocinha, Salgueiro, Santa Marta, São Carlos, São João/Quieto/Matriz, Tabajaras, Turano, Vidigal e Vila Cruzeiro.

Fonte: Correio do Brasil