Deputados discutem importância da pós-graduação no país 

É notória a importância da pós-graduação para a melhoria da educação no país e para o incremento da produção científica brasileira. Porém, a atual indústria da especialização cria, dia após dia, cursos que nem sempre estão de acordo com a legislação ou com o padrão exigido pelo Ministério da Educação.  

Deputados discutem importância da pós-graduação no país - USP

A constatação feita pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) levou a parlamentar a solicitar a realização de uma audiência pública para discutir a importância e a qualidade da pós-graduação no Brasil. Também serão abordados no evento, que será realizado pela Comissão de Educação da Câmara,os direitos e as reivindicações dos pós-graduandos.

Para o debate serão convidados os ministros da Educação, Renato Janine Ribeiro; e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo; além da presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Tamara Naiz; e o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães.

A Associação Nacional dos Pós-Graduandos apresenta uma pauta de reivindicações que inclui a universalização e valorização das bolsas de pesquisa; o estabelecimento de mecanismo de reajuste anual dos valores das bolsas de pesquisa e a assistência Estudantil com direito à moradia universitária, bandejão, atenção à saúde e passe-livre estudantil.

A pauta dos pós-graduandos inclui ainda mais condições de pesquisa (13ª Bolsa de Pesquisa, Taxa de Bancada, Financiamento para eventos científicos, Tradução e Publicação, Auxílio Defesa etc), entre outras. “Trata-se de pauta ampla, porém factível, que necessita ser submetida ao debate neste Colegiado”, afirma a deputada Alice.

A data da audiência pública ainda não foi definida.

Do Portal Vermelho
De Brasília, com informações da Ass. Dep. Alice Portugal