DOCTV América Latina abre inscrições para a sua quinta edição

A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec) abrem, nesta quinta-feira (7), as inscrições para a quinta edição do concurso que seleciona o documentário brasileiro que participará do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Documentários Latino-Americanos (DOCTV América Latina V).

DocTV - Divulgação

O documentário deve ser inédito e ter 52 minutos de duração. O prêmio para a produção selecionada é de US$ 70 mil dólares. As produções devem partir do eixo temático "Felicidade", abrindo possibilidades de relatos de experiências e histórias de transformação que mostrem que outros mundos são possíveis, dentro da realidade de cada país participante.

Para o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Pola Ribeiro, o Programa DOCTV "é uma ferramenta completa de apoio ao audiovisual, alcançando a formação, a produção e a distribuição dos conteúdos, além de ser uma política pública que contribui para o fortalecimento da identidade cultural e do pertencimento dos povos da América Latina".

Neste ano, o Programa abrange 17 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, Equador, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai, Paraguai e Venezuela. Na Rede DOCTV, somam-se 21 Televisões Públicas. A Unidade Técnica desta edição é Bogotá, na Colômbia. Cada país terá um documentário premiado que recebe o prêmio de US$ 70 mil dólares.

Os documentários vencedores serão exibidos nos canais de televisão públicos participantes da rede DOCTV América Latina. O Programa inova por garantir a produção, a exibição e a promoção dos conteúdos nas televisões que aderiram à rede nos países integrantes.

Como participar

Podem participar do concurso pessoas físicas brasileiras ou estrangeiras que comprovem residência no país por um período não inferior a três anos e que estejam em situação de regularidade jurídica, fiscal e tributária. Cada concorrente poderá apresentar somente uma proposta de documentário.

As inscrições para o concurso deverão ser entregues ou enviados por correio para a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura – SAv/MinC – Brasília/DF, pelos concorrentes ou seus procuradores, no período de 07 de maio a 03 de julho de 2015.

O Programa

O DOCTV América Latina, realizado a cada dois anos, é uma iniciativa da Conferência das Autoridades Cinematográficas da Iberoamérica (Caci) e da Fundação do Novo Cinema Latino-americano.

A proposta central do programa é incentivar o intercâmbio cultural e econômico entre os povos da América Latina, a implementação de políticas públicas integradas de fomento à produção e difusão de documentários nos países da região e a divulgação dessa produção no mercado mundial.

Fonte: MinC