Maria do Rosário: Bate como machista, deve ser punido como machista

A deputada e ex-ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Maria do Rosário (PT-RS) manifestou sua solidariedade com a líder do PCdoB, Jandira Feghali (RJ), que foi agredida na quarta-feira (6), no plenário da Câmara. No seu perfil do Facebook, Rosário escreveu: "Somos todas Jandira! Porque quem bate como machista merece ser punido como machista".

Maria do Rosário - Reprodução

"É inadmissível que, como mulheres, sejamos menos de 10% da composição da Câmara, e ainda se imponha que convivamos com atitudes machistas e violentas", salientou Rosário na mensagem.

"Não é possível que um deputado defenda em seu discurso que uma mulher tem que apanhar desta ou daquela forma. Não é possível que incentive a violência de gênero em um país como Brasil, em que uma mulher morre a cada uma hora e meia, mais de 40% pelos próprios companheiros. Não é possível essa agressão de um deputado contra uma deputada, como não pode existir contra nenhuma outra mulher!", completou.

Jandira teve o braço segurado pelo deputado Roberto Freire (PPS-SP) durante sessão da Câmara. Em seguida, o deputado Alberto Fraga (DEM-DF) disse: "Mulher que participa da política e bate como homem tem que apanhar como homem".

"Enquanto parlamentares que agridem mulheres não forem responsabilizados por seus atos em instâncias judiciais, mas também pela própria Câmara dos Deputados, estas ocorrências que desclassificam o parlamento não terão fim", comentou Rosário em outro trecho da longa postagem na rede social.

Leia também:
Jandira Feghali: PCdoB tem lado e compromisso com governo progressista
Entidades repudiam agressões sofridas pela deputada Jandira Feghali
Jandira Feghali: Partido que lutou no Araguaia não tem medo de coronel

Do Portal Vermelho, com informações de agências