Ministério da Cultura firma compromissos com comunidades indígenas

O Ministério da Cultura (MinC) realizará nesta terça-feira (5), em Brasília (DF), reunião com o Colegiado Setorial de Culturas dos Povos Indígenas, para debater os compromissos favoráveis aos povos e a comunidades indígenas.

indigenas - Francisco Medeiros

O evento faz parte da celebração do dia do índio, comemorado em 19 de abril. A pasta firmou neste ano avanços, como o acordo que prevê instalação de antenas para ofertar, gratuitamente, conexão à internet em banda larga. Outra medida é a realização, em agosto deste ano, em São Paulo (SP), do Encontro Brasil Indígena e do 2º Seminário Nacional de Culturas Indígenas.

Será discutida ainda a programação para o evento que ocorrerá em agosto e que deverá conter rodas de conversas com lideranças indígenas, oficinas culturais, feira de arte, mostra de vídeos, apresentações culturais, exposição fotográfica e conferência livre preparatória para a Conferência Nacional de Política Indigenista.

"Esse encontro é parte do Prêmio Culturas Indígenas realizado no ano passado. O evento vai reunir todos os premiados e mais de 150 lideranças indígenas dos 27 estados brasileiros. Vai haver também o momento de seminário entre indígenas, que será uma etapa preparatória para a Conferência Nacional de Políticas Indigenistas que ocorrerá em novembro deste ano", destaca Alexandre Santini, diretor da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC). "Esse é um momento que permite que o conjunto do Ministério trabalhe e pense as questões dos povos indígenas", completa.

Internet

Em março deste ano, a aldeia Kuntamanã, no Acre, recebeu antenas de conexão com internet . Com cerca de 250 moradores, o local conta com um ponto de cultura que promove encontros entre povos e trabalha com questões de sustentabilidade, política ambiental e segurança alimentar, entre outros.

"Hoje, a comunidade é dinâmica e ágil para pesquisar editais. A internet é um instrumento de trabalho e aproveitamos os benefícios que isso traz para pesquisas e para conhecer coisas diferentes", afirma Haru Kuntanawa, lider do povo Kuntanawa e membro do Colegiado de cultura indígena do MinC região Norte. "Temos que fortalecer essas parcerias para que o Ministério possa apoiar as comunidades de forma direta", avalia.

Fonte: Ministério da Cultura