Senador elogia criação de fórum nacional sobre trabalho 

O senador José Pimentel (PT-CE) parabenizou em Plenário a presidenta Dilma Rousseff, pelo decreto assinado na quinta-feira (30) que cria o Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho, Renda e Previdência. Integrado por representantes das centrais sindicais, aposentados e pensionistas, empregadores e governo, o fórum quadripartite discutirá a rotatividade da mão de obra nas empresas brasileiras. 

Senador elogia criação de fórum nacional sobre trabalho - PR

José Pimentel afirmou que o Brasil tem um alto índice de emprego, mas também um elevado grau de rotatividade entre os trabalhadores que têm carteira assinada. E isso causa dificuldades para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), pois repercute no seguro-desemprego.

“Precisamos enfrentar esse problema para que possamos ter um maior período dos trabalhadores na empresa, uma estabilidade razoável no emprego, diminuindo essa rotatividade. Se, por um lado, há um alto índice de rotatividade da mão de obra, ao mesmo tempo, deixa de haver trabalhador qualificado naquela empresa, havendo uma repercussão muito forte no mundo do seguro-desemprego”, avalia o senador.

Segundo José Pimentel, o fórum recém-criado fará uma grande discussão sobre o sistema de pensão e a continuidade do aposentado no mercado de trabalho. Vai discutir também a questão da idade do dependente, já que a maioridade foi reduzida pelo Código Civil para 18 anos, mas continua sendo de 21 para fins previdenciários.

Leia também:
Adílson: Encontro com Dilma representa avanço do diálogo com centrais

Fonte: Agência Senado