Capital paulista bate recorde com 15 milhões de turistas em 2014

Com 15 milhões de visitantes recebidos em 2014, a cidade de São Paulo alcançou um recorde na série histórica das estatísticas sobre o movimento turístico na cidade, que recebeu cerca de 4,5 milhões de pessoas, ou 30% do total.entre junho e julho, meses da Copa do Mundo.

Prefeitura de São Paulo lança licitação de R$ 2 bilhões para iluminação pública - Reprodução

Os turistas brasileiros representam 85% das chegadas em São Paulo, seguidos por americanos, argentinos, alemães e chilenos. Os visitantes nacionais que mais gastaram na metrópole são os amazonenses, seguidos por paraenses e baianos, de acordo com a São Paulo Turismo (SPTuris), responsável pelo levantamento.

O estudo mostrou ainda que os israelenses foram os visitantes mais jovens, representando 28% entre as pessoas de 18 a 21 anos. Os franceses aparecem com 29% dos turistas acima de 50 anos.

Outro aspecto importante da pesquisa é sobre a permanência na cidade. Os italianos são os turistas que têm o maior tempo de permanência em São Paulo, com uma média de 11 dias. Os romenos, com o menor índice, ficaram em solo paulistano em média um dia.

Os cinco locais mais atrativos da cidade para os visitantes foram Museu de Arte de São Paulo (Masp), Parque do Ibirapuera, Mercado Municipal, Avenida Paulista e Catedral da Sé.

O estudo revelou que a cidade não apresenta grandes oscilações entre alta e baixa temporada, porém, entre os meses de março e novembro, a capital paulista tem o turismo impulsionado pelo calendário de feiras, shows, congressos e convenções.

Para o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, “nossa cidade é reconhecida internacionalmente pelo calendário de feiras, congressos e convenções. Somos líderes nesse segmento. E há alguns anos desponta também como destino de lazer, compras, entretenimento, estudos e saúde. Isso faz com que a cidade mantenha bons índices praticamente o ano inteiro, o que é excelente para toda a cadeia produtiva e a economia de forma geral”.

Fonte: Agência Brasil