PSB autoriza fusão com PPS, mas convenção ainda deve oficializar

A executiva nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) aprovou nesta quarta-feira (29), o início das negociações de fusão com o Partido Popular Socialista (PPS) e o processo de junção das duas legendas foi iniciado.

Reunião PPS e PSB

Apesar da decisão da executiva, o PSB marcou uma convenção nacional em junho para oficializar a fusão. O PPS também realizará convenção no mesmo dia para autorizar a união. Se a fusão se confirmar, a nova legenda será a quarta maior bancada na Câmara, atrás do PMDB, PT e PSDB. No Senado, será a quarta bancada igualando-se ao PDT, atrás apenas das grandes legendas PMDB, PT e PSDB.

O anúncio foi feito pelos presidentes das siglas, Carlos Siqueira, do PSB, e Roberto Freire, do PPS, durante entrevista coletiva na Câmara dos Deputados. Uma comissão do PSB tratará da reformulação do estatuto para adaptá-lo às diretrizes do PPS.

Na entrevista eles informaram que ainda não foi definido qual será o nome do “novo” partido. A proposta do PSB é que o a nova legenda se chame “PSB 40”. Carlos Siqueira ponderou, entretanto, que o fato de um partido ser menor que o outro não deve implicar "subordinação", referindo-se ao fato do seu partido ter uma bancada maior.

Roberto Freire, por sua vez, disse que o nome do partido é uma questão que “evidentemente” ainda será discutida, mas minimizou. “Temos também algumas propostas a fazer. Mas isso não será impedimento para algo muito maior que se está construindo. É o programa que vai caracterizar o novo partido”, afirmou.

Aliado histórico do PSDB, o PPS já era aliado do PSB desde a última eleição, quando Marina Silva concorreu à Presidência em substituição a Eduardo Campos. Posteriormente, ambas as legendas apoiaram o candidato tucano derrotado Aécio Neves.

Leia também
Executiva do PSB decide sobre fusão com PPS

Do Portal Vermelho
Com informações do G1