Deputado quer frente em defesa dos estudantes de pós-graduação 

O deputado Davidson Magalhães (PCdoB-BA) organizou na manhã de terça (28) audiência pública na Câmara dos Deputados com parlamentares e representantes da Associação Nacional da Pós-Graduação (ANPG) para discutir a criação de uma frente parlamentar que trabalhe junto com os pós-graduandos em apoio às suas reivindicações e necessidades.

Deputado quer frente em defesa dos estudantes de pós-graduação

O deputado anunciou que vai mobilizar deputados e senadores para a criação de uma Frente Parlamentar Mista em Defesa da Ciência, da Tecnologia e da Pós-Graduação.

A Frente pretende “defender a importância deste segmento como condição básica para o desenvolvimento nacional, além de criar soluções para as reivindicações”, disse o deputado.

O deputado anunciou que também promoverá mais duas audiências, uma com o Ministro da Educação, Janine Ribeiro, e outra com o Ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo.

A presidente da ANPG, Tamara Naiz, resumiu a disposição da categoria: “Nós saímos de Brasília otimistas. Chamo todos os cientistas e pesquisadores a ingressarem nessa luta em defesa da ciência brasileira, por melhores condições de pesquisa e mais financiamento”.

Já o presidente da Associação dos Pós-Graduandos da Universidade Estadual de Santa Cruz (Unesc), na Bahia, João José, considera que o trabalho conjunto vai ajudar na luta dos pós-graduandos por direitos como licença maternidade, férias, afastamento devido a doenças, e também reajustes das bolsas, lembrando que o último reajuste ocorreu há mais de cinco anos.

Iolanda Ferreira, doutoranda em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, salientou a importância do segmento: “A pós-graduação é responsável por 90% do conhecimento da produção em ciência no país. A valorização da pesquisa e ciência é prioritária para o país.”

Flávio Franco, diretor da APNG, reafirmou a disposição dos estudantes: “Nós somos pesquisadores de diversas áreas e estamos trabalhando para o crescimento do nosso país. Então, é necessário que os parlamentares do Congresso se disponham e sejam sensíveis a nossa causa.”

Além dos parlamentares, como os deputados Chico Lopes (PCdoB-CE), Orlando Silva (PCdoB-SP), Maria do Rosário (PT-RS) e Afonso Florence (PT-BA), participaram da audiência, representantes de cerca de 40 instituições de pós-graduação e de pós-graduandos de todo país, vindos de 18 estados.

Do Portal Vermelho
De Brasília, com informações da Ass. Dep. Davidson Magalhães