Jussara Cony apoia servidores contra PL que muda Secretaria da Fazenda

Apesar da oposição do Sindicato dos Municipários (Simpa) e de grande parte dos funcionários públicos da Secretaria Municipal da Fazenda, foi aprovado no plenário da Câmara de Porto Alegre na noite desta segunda, 27, por 26 votos a sete, o Projeto de Lei Complementar do Executivo 10/2014, que reestrutura o órgão público.

Contrária ao PLCE, a vereadora Jussara Cony, líder do PCdoB e presidenta da Frente Parlamentar em Defesa dos Municipários e do Serviço Público de Qualidade defendeu o adiamento de sua votação por cinco sessões – conforme requerimento assinado pelos partidos de oposição PCdoB, PT e PSol. O objetivo era buscar debater o projeto com os servidores e adequá-lo no que diz respeito à isonomia entre todas as categorias do funcionalismo.

“Da forma como está, o PLCE cria níveis diferentes de remuneração atentando contra a isonomia entre os trabalhadores. E neste sentido, também acaba por dividir os servidores”, avalia a vereadora. Além disso, Jussara destacou que o projeto “é a alternativa de uma gestão que, na verdade, não sabe administrar”.

Jussara também reagiu à quebra do acordo feito entre os servidores, a Prefeitura e a Câmara prevendo que o projeto só seria votado após a construção de um PL que revogasse o efeito cascata. “Havia um entendimento de discutir esta questão e isso foi completamente ignorado pelo governo. A decisão foi atropelada”.

A vereadora ressaltou ainda que “se o Executivo radicalizou ao não exercer o diálogo com seus servidores, ele deve estar preparado para que também haja radicalização por parte dos servidores que estão mobilizados contra esta medida”. 

Por fim, Jussara colocou: “Ao jogar servidor contra servidor, quem sai perdendo é a gestão e a cidade de Porto Alegre. Isto é um retrocesso na luta dos trabalhadores”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da vereadora Jussara Cony (PCdoB)