Programa de estímulo a compras da Bolívia será retomado

O governo brasileiro está retomando o Programa de Substituição Competitiva de Importações com a Bolívia. Lançado há dois anos, o programa tem por objetivo incrementar o comércio entre os dois países.

A idéia é selecionar uma lista de produtos que passariam a ser comprados da Bolívia, em vez de terceiros países (exceto o Mercosul). A instabilidade política da Bolívia fez com com que o programa ficasse suspenso todo esse tempo. Segundo informações da Embaixada do Brasil em La Paz, a retomada do programa será feita em três etapas. Na primeira será contratado um novo estudo para revisar a lista inicial, sugerida pelo governo boliviano, de 22 itens que incluíam jóias, madeiras para mobiliário e confecções.

Na segunda etapa, uma missão governamental incluindo pessoal da Receita, da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e outros órgãos oficiais envolvidos com o comércio exterior, seria enviada a La Paz para uma série de seminários e encontros com autoridades para atualizar a legislação e a regulamentação brasileira sobre importações. A terceira e última etapa será a promoção de uma missão para uma rodada de negócios com empresários bolivianos.

A informação é do
jornal Valor Econômico