Chuva em Salvador deixa 12 mortos; PCdoB critica prefeito

As chuvas que caem em Salvador desde o último domingo (26) castigam as mais de 600 áreas de encostas que existem na cidade – 53 das quais já vivem em risco iminente. Até a manhã desta terça-feira (28), a Superintendência Municipal de Defesa Civil já registrou 101 chamados, 62 deles para atender casos de deslizamentos de terra. O saldo dos deslizamentos, que provocam desabamento de casas e soterramentos, já é de 12 mortos.

Chuva em Salvador já deixa 12 mortos; PCdoB critica prefeito

A situação é mais grave nas comunidades de Barro Branco, na Avenida San Martin, e do Marotinho, localizada no bairro de Bom Juá, onde foram registradas as mortes – 8 no Barro Branco e 4 no Marotinho. Há registros também de feridos, embora não exista um número oficial. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de chuvas esperado para abril foi 6% a mais do que o esperado – desde o início do mês já choveu 329,8mm e o esperado era 300mm.

A presidenta Dilma Rousseff enviou um comunicado, na segunda-feira (27), em que se solidariza com as famílias das vítimas e oferece ajuda ao governador Rui Costa e ao prefeito da cidade, ACM Neto. O Exército também foi colocado à disposição para apoio às vítimas. Nesta terça, o ministro da Integração, Gilberto Occhi, sobrevoa as áreas mais prejudicadas pelos deslizamentos de terra, ao lado do governador e do prefeito.

Rui Costa também colocou à disposição do município a estrutura do estado e anunciou que, neste momento, uma das principais ações do governo em Salvador é a construção de 98 contenções de encostas que totalizam R$ 156 milhões em diversas áreas de risco da capital.

Tragédia anunciada

Reunida na segunda-feira (27), a Comissão Política do PCdoB em Salvador discutiu a situação da cidade e criticou o prefeito ACM Neto. “Esta é mais uma tragédia anunciada, fruto do descaso da Prefeitura e da falta de um planejamento urbano que dê vazão às águas pluviais no período das chuvas”, diz a nota enviada pelo partido na capital.

O PCdoB também cobrou do prefeito, além das medidas emergenciais, “um plano concreto que estruture a cidade para enfrenar de forma permanente as intempéries e proteja em especial a população mais pobre destas tragédias”.

Previsão

Segundo o Climatempo, a chuva deve permanecer constante em Salvador durante toda essa semana, pelo menos até o próximo domingo (3/5).

Leia mais:
Dilma se solidariza com famílias atingidas pela enchente em Salvador
Deslizamentos causados pela chuva matam cinco pessoas em Salvador

De Salvador,
Erikson Walla