Câmara discutirá situação do Saara Ocidental 

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara promove audiência pública, na quinta-feira (30), para debater a situação do Saara Ocidental e o reconhecimento da República Árabe Saaráui Democrática pelo governo brasileiro. 

Câmara discutirá situação do Sahara Ocidental - Google Imagens

O evento foi solicitado pelos deputados Wadson Ribeiro (PCdoB-MG) e Chico Lopes (PCdoB-CE). Foram convidados representantes do Ministério das Relações Exteriores; da Frente Polisário no Brasil, Mohamed Laarosi Bahia; e a presidenta do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes.

Os parlamentares ressaltam que a República Árabe Saaráui Democrática (Rasd) – antigo Saara Espanhol e também conhecido como Saara Ocidental – nasceu em 27 de fevereiro de 1976 em Bir Lehlu, na região de Saguia El-Hamra, bem perto da fronteira com Mauritânia.

“Poucas horas antes, na capital, El-Alaiún, o último representante da administração colonial tinha anunciado oficialmente o final da presença espanhola no território e, portanto, era necessário evitar que o vácuo jurídico deixado pela metrópole fosse utilizado no plano internacional pelo expansionismo marroquino e mauritano”, destacam os deputados.

“A maior parte do território da Rasd permanece ocupado pelo Reino do Marrocos. Apenas uma pequena parte, chamada territórios libertados, está em poder do governo saaráui. Não bastasse a ocupação e as constantes violações de direitos humanos, o Reino do Marrocos ergueu o muro da vergonha do Saara Ocidental, com mais de dois mil quilômetros e que divide de norte a sul o território”, lembram Wadson Ribeiro e Chico Lopes.

Fonte: Agência Câmara