Após balanço, deputados discutem futuro com presidente da Petrobras 

A Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras se reúne nesta terça-feira (28), às 16h30, com o presidente da estatal, Aldemir Bendine, para tratar do balanço divulgado na semana passada e as estratégias de recuperação da empresa, além da definição de atividades da Frente em defesa da companhia, especialmente com relação aos projetos do PSDB de privatização, em trâmite no Congresso Nacional. O encontro ocorrerá na sede da Petrobras em Brasília. 

Após balanço, deputados discutem futuro com Presidente da Petrobras - Agência Câmara

“Nós vamos parabenizar o presidente da Petrobras por ter virado essa página (de denúncias de corrupção na Petrobras) com a publicação do balanço auditado para dar legitimidade ao processo de captação de recursos”, adiantou o parlamentar.

O segundo assunto a ser abordado é sobre o futuro da Petrobras, “porque queremos garantir a continuação dos investimentos na área do refino no Brasil”, explica Davidson Magalhães, para quem o país precisa ser autossuficiente em produtos beneficiados.

“Pode dar prejuízo agora, mas é estratégico para a economia nacional a discussão sobre o conteúdo nacional dos nossos produtos. Um dos grandes avanços do pré-sal foi garantir o conteúdo nacional, porque força o desenvolvimento da indústria naval e produtos de fornecedores, para evitar a Doença Holandesa, que faz com que o dinheiro produzido pelo petróleo saia na forma de compra desses produtos”, afirma o deputado.

Segundo ele ainda, a conversa com Bendine é uma continuação da conversa que os membros da Frente Parlamentar tiveram com o vice-presidente Michel Temer. Naquela ocasião, os parlamentares defenderam a manutenção do projeto de partilha e a Petrobras como operadora única na exploração do pré-sal.

Esses projetos são estratégicos para o futuro do país, destaca Magalhães, afirmando que o vice-presidente se comprometeu com os projetos – que são projetos de governo – e a apoiar a articulação política para barrar os projetos da oposição em tramitação no Congresso.

Projetos oportunistas

“Projetos que são oportunistas e que visam os interesses das multinacionais no Brasil”, destaca o deputado, em referência às propostas do PSDB de acabar com o regime de partilha e voltar ao modelo de concessão, e tirar a Petrobras como única operadora do pré-sal.

“A oposição, além de falar da corrupção, que nós também somos contra, entrou com projeto de lei para acabar com o regime de partilha”, conta o deputado, acusando o PSDB e seus senadores – José Serra e Aloysio Nunes, ambos de São Paulo, de defenderem os interesses da petroleira Chevron.

A oposição também demonstra que defende os interesses das petroleiras estrangeiras quando apresentou outro projeto de lei que retira a Petrobras como única operadora do sistema do pré-sal. “Com a Petrobras executando a exploração e produção do petróleo, a gente afasta o risco de superfaturamento dos custos e garante a renda nas mãos do estado”, explica o deputado, destacando que “em 10 anos seremos exportadores de petróleo e o Estado deve ter a propriedade do óleo e os recursos devem servir ao país”, defende Magalhães.

A Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras, presidida pelo deputado Davidson Magalhães, tem como demais componentes os senadores Roberto Requião (PMDB-PA), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Fátima Bezerra (PT-RN) e os deputados Vicentinho (PT-SP), Aliel Machado (PCdoB-PR), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Zeca do PT (Mato Grosso do Sul).

Do Portal Vermelho
De Brasília, Márcia Xavier