MPF apresenta denúncia contra Vaccari e Duque

O Ministério Público Federal apresentou nesta segunda-feira (27), à Justiça, nova acusação formal contra o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, e o ex-diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque.

Vaccari - Agência Brasil

Além de Vaccari e Duque, o MPF também denunciou o empresário Augusto Ribeiro de Mendonça Neto. Tanto Vaccari e Duque foram presos em ações da Polícia Federal no âmbito da Lava Jato. Todos foram acusados pela prática de lavagem de dinheiro.

A denúncia basea-se nas acusações apresentadas na prisão feita pela Polícia Federal contra Vaccari e outros, dia 15 de abril. A Operação Lava Jato investiga um esquema de corrupção em que empreiteiras teriam formado cartel para participar das licitações de obras da Petrobras e pagariam propina a funcionários da estatal.

A defessa de Vaccari divulgou nota sobre a denúncia:

“A defesa de João Vaccari Neto se manifesta sobre esta nova denúncia, apresentada pelo Ministério Público Federal, nesta data, que trata de tema envolvendo o delator Augusto Mendonça.

Na verdade, a defesa estranha o fato de não ter havido o aditamento da denúncia anterior, pois o episódio relatado nessa nova denúncia refere-se tão somente à versão apresentada pelo delator Augusto Mendonça.

Nenhuma prova foi apresentada quanto à participação do Sr. Vaccari, que nega, veementemente, ter orientado o delator Augusto Mendonça a fazer qualquer depósito, a qualquer título, na conta dessa Editora Gráfica Atitude.

Inexiste investigação na qual o Sr. Vaccari tenha sido questionado oficialmente sobre esses supostos fatos, narrados nesta nova denúncia.

Reitera-se que o Sr. Vaccari não tratou de doação ao PT em período anterior a sua posse como tesoureiro do partido. Após 2010, na condição de tesoureiro, por seu dever de ofício, solicitou doações, a pessoas físicas e jurídicas, destinadas ao Partido dos Trabalhadores, todas elas legais, por via bancária, com emissão de recibos e sob fiscalização das autoridades competentes.

Por derradeiro, o Sr. Vaccari continua confiando na Justiça, no firme propósito de colaborar para que a verdade prevaleça e sua inocência possa ser confirmada judicialmente.

São Paulo, 27 de abril de 2015
Prof. Dr. Luiz Flávio Borges D’Urso"

Leia também:
Gráfica Atitude rebate Lava Jato e diz que grupo incomoda a imprensa
Wevergton Brito: A prisão de Vaccari e a estratégia da oposição
Incerteza de provas leva Moro a libertar cunhada de Vaccari

Do Portal Vermelho, com informações de agências. Texto atualizado às 17h10, para inclusão de informações.