Juventude do PCdoB RS debate documento da 10 ª Conferência

Na manha deste sábado, 25, foi a vez da juventude comunista debater a tese da 10ª Conferência Nacional. Embora a juventude do PCdoB seja orientada a militar na União da Juventude Socialista – UJS, na ocasião de conferências e congressos partidários ela é convocada a participar das discussões em fóruns específicos.

juv2

Aproximadamente 50 jovens marcaram presença na discussão ocorrida no Sindicato dos Funcionários Públicos de Porto Alegre. O secretário nacional de Juventude do PCdoB, Andre Tokarski, apresentou o documento que parte da conjuntura atual “há uma mudança significativa na correlação de forças, quando a discussão sobre os avanços está no centro, avança a reação conservadora”. André falou ainda da crise Petrobrás e da exploração feita pela mídia; destacou a atuação da UJS que empreendeu a luta em favor do fundo do Pré-sal para a educação. Segundo Tokarski, é necessário defender a empresa para que a crise não seja desculpa para a privatização do patrimônio nacional.

A militância aproveitou a oportunidade e deu exemplos da realidade enfrentada dentro da universidade, com o avanço da direita e do conservadorismo. Além disso frisou a necessidade de disputar a consciência da juventude defendendo o legado do governo Dilma. Ao final, o presidente Estadual da UJS, Tiago Morbach, expôs ao coletivo o planejamento de ações para o próximo período, que tem como centro o congresso da União Nacional dos Estudantes.

Cris Ely