Audiência Pública debate transporte urbano intermunicipal Porto-Palmas

Audiência pública Porto Nacional
A Câmara de Vereadores de Porto Nacional realizou nesta quarte feira uma Audiência Pública para discutir o transporte interunbano entre Porto Nacional e Palmas, o evento foi motivado pelas manifestações da comunidade acadêmica da UFT, IFTO e ITPAC que teve como principal fato gerador o recente aumento do valor do passe estudantil por parte de uma empresa de ônibus, e apesar dos contínuos aumentos a qualidade dos serviços continua diminuindo em descomapasso com o aumento da demanda por um serviço de qualidade.

Cerca de 60 pessoas participaram e o que marcou a fala dos usuários do transporte foi reclamações sobre o preço, atrasos, idade da frota, quebra de ônibus em transito, desrespeito aos usuários e as mínimas condições de trabalho aos motoristas. Da parte da empresa presente o que se ouviu foi a reclamação em relação ao transporte clandestino e aos orgãos fiscalizadores do transporte e aos orgãos do poder público municipal, não firmando nenhum compromisso quanto nem quato à qualidade nem quanto ao preço do passe estudantil jogando a responsabilidade da cobrança junto aos orgãos competentes na mobilização estudantil. Também foi reclamada a ausência da ATR, Defensoria e Ministério Público, que são os orgãos competentes para fiscalizar o transporte e o cumprimento da Leis.

Os vereadores não mostraram nenhuma iniciativa, a não ser sair de suas responsabilidade e buscar fazer uma peregrinação em Palmas atrás de holofotes que não resolverão o problema, querem visitar a Assmbléia Legislativa e o Palácio Araguaia, como se jã não fizessem isso com frequência para tratar de interesses diversos. Cabe destacar a baixa presença dos representantes do legislativo municipal no evento, dos 11 membros da casa de Leis apenas 6 estavam presentes, também foi resgistrada a presença do vereador de Palmas Júnior Geo. Sem nenhum encaminhamento concreto que pudesse alterar a realidade dos estudantes e dos usuários de maneira geral e em alguns momentos diminuindo a qualidade da Audiência com discussões descontextualizadas e justificativas vagas para a inoperância do legislativo no assunto tratado.

Além das reclamações relativas ao transporte intermunicipal a comunidade acadêmica questionou a ausência de transporte urbano na cidade, o que prejudica e altera a rotina de universitários, professores e estudantes do IFTO, UFT e ITPAC, as três instituições ficam em bairros afastados do centro e quem não tem carro ou moto, a maioria no caso das instituições públicas, fica prejudicado em seu processo de formação acadêmica. Ainda sobre problemas da vida acadêmica os presentes reclamaram da Prefeitura de Porto Nacional sobre o descaso com a manutênsão e limpeza urbana no Jardim dos Ipês, onde se localiza a UFT, o ITPAC e a Casa do Estudante, houverm inumeros relatos de lixo, mato, falta de iluminação e na questão da segurança pública, em razão de assalto ocorridos nos ultimos meses. os estudantes pretender manter a mobilização e as cobranças para que os problemas sejam resolvidos o mais rápido possível.

Adriano Francisco
do Portal Vermelho