Minas homenageia Lewandowski com Medalha da Inconfidência

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), discursou, nesta terça-feira (21), durante a cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto. Em referência a Tiradentes, a quem relembrou como "um injustiçado", o governador afirmou que "os justiceiros passam, mas a Justiça fica para sempre". Durante a cerimônia, Pimentel disse que "os justiçamentos podem ser tudo, menos a Justiça".

Pimentel medalha Tiradentes Lewandowski

A Medalha da Inconfidência é concedida a pessoas e entidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas e do Brasil. Na solenidade, o governador faz transferência simbólica da capital para Ouro Preto e homenageia Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Uma coroa de flores é colocada junto ao monumento ao mártir da Inconfidência Mineira.

Na edição deste ano da Medalha da Inconfidência, o homenageado foi o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski. "Quis o destino que estivéssemos homenageando este homem, que teve a coragem de ir contra os aparentes consensos, sem se deixar intimidar, atuando sempre pelo senso de justiça e pelo espírito republicano, que marcam sua trajetória. O julgar bem, sem viés, com os limites da imparcialidade, devem ser infinitos. Há um tempo de julgar e há um tempo de defender. A injustiça como foi a praticada contra Tiradentes é perene", afirmou Pimentel ao se referir a Lewandowski.

Ao finalizar o seu discurso, o governador de Minas disse que espera que "o equilíbrio e a moderação sejam o marco dos poderes da nossa República".

“Para mim é uma grande honra receber a Medalha da Inconfidência. Isso me deixa mais confiante, mais convicto, mais forte, na promessa que fiz de defender a Constituição e as leis do país, porque afinal de contas hoje nós homenageamos Tiradentes, que foi não apenas um lutador pela liberdade, mas foi também um lutador contra a autocracia e o autoritarismo. Penso que é um momento importante do Brasil, um momento que nós devemos afirmar as instituições republicanas e assegurar ao máximo todas as franquias democráticas que a Constituição de 1988 nos outorgou”, disse o ministro Lewandowski.

Fonte: Brasil 247