Aloysio diz que entregar pré-sal aos cartéis é defender a Petrobras

Seguindo o coro do senador José Serra, o também senador tucano Aloysio Nunes publicou artigo na Folha de S; Paulo, nesta terça-feira (21), em que critica a Petrobras e defende a abertura do pré-sal a empresas internacionais como Exxon e Chevron.

Aloysio Nunes - Agência Senado

Com o título "Em defesa da Petrobras", Aloysio diz que o regime de partilha, que dá exclusividade à empresa brasileira no pré-sal, com pelo menos 30% dos blocos, deve acabar, sendo substituído pela volta das concessões.

Aloysio disse, ainda, que "nenhuma companhia investirá em longo prazo ao lado de uma empresa fragilizada", esquecendo-se de que a Shell e duas companhias chinesas associaram-se à Petrobras no campo de Libra.

Segundo o tucano, o regime de concessão aliado à abertura do capital da empresa é o que "nos aproximou da autossuficiência", e apesar de dizer que sua proposta é em defesa da Petrobras, não esconde que a proposta real é privatizar a estatal.

"É preciso dizer que uma eventual privatização da Petrobras nada tem a ver com o sistema de exploração do petróleo, mas com a composição de seu capital social", disse.

Do Portal Vermelho, com informaçoes de agências