Morre em Pernambuco Manoel dos Santos, deputado e líder camponês 

O líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Manoel José dos Santos, morreu, neste domingo (19), aos 63 anos em batalha contra um câncer. A deputada Luciana Santos (PCdoB-PE) manifestou pesar pelo “falecimento do deputado estadual Manoel Santos, combativo companheiro do PT, militante histórico no movimento popular que escreveu belas páginas da luta por justiça no campo.” 

Morre em Pernambuco Manoel dos Santos, deputado e líder camponês

Casado e pai de quatro filhos, Manoel foi eleito pela primeira vez deputado estadual em 2014. Filho de pequenos agricultores, o deputado teve sua trajetória política ligada à questão agrária.

Foi presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e o primeiro secretário rural da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e dirigente-fundador do PT em Pernambuco.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), emitiu nota de pesar em que lamenta a perda do amigo e companheiro de lutas. O senador ressaltou a abnegação de Manoel ao colocar, inúmeras vezes, a vida em risco para defender os trabalhadores rurais.

Leia a íntegra da nota do senador Humberto Costa:

“Foi com imensa tristeza que recebi a notícia da morte do deputado estadual Manoel Santos. Mané, como costumava chamar, além de um amigo e companheiro de lutas sempre foi um exemplo. Ao longo de sua trajetória política, não foram poucas as vezes que vi Mané colocar em risco a sua própria vida para defender os trabalhadores rurais.

Manoel era negro, agricultor e começou a trabalhar cedo no campo. Dedicou a sua vida a defender aqueles que como ele enfrentaram as dificuldades para viver da agricultura familiar no País. O deputado foi um dos fundadores da CUT e do PT no Estado e foi um dos primeiros representantes dos trabalhadores rurais a conseguir um mandato na Assembleia Legislativa, onde sempre teve uma atuação de destaque, sabendo cobrar quando necessário, mas também negociar e defender aquilo que é importante.

Manoel deixará uma lacuna na política e uma grande saudade.”

Do Portal Vermelho
De Brasília, com Agência PT de Notícias