Cantor e ativista político Victor Jara recebe homenagem no Brasil

O compositor, cantor, poeta e ativista político chileno Victor Jara será homenageado em show de Renato Braz e Fabiana Cozza nos próximos dias 24 e 25, no Sesc Belenzinho.

Victor Jara - Reprodução

Com direção musical e arranjo do peruano Sergio Valdeos, Renato e Fabiana devem apresentar releituras do repertório de Jara, famoso pelas canções de protesto e pelo importante papel que teve na criação da Nova Canção Chilena, movimento que revolucionou a música popular no Chile durante o governo de Salvador Allende.

Suas letras engajadas faziam um apelo pela transformação social e retratavam os personagens do povo de forma simples e carinhosa. Entre as músicas mais conhecidas estão Te Recuerdo Amanda e El Derecho de Vivir en Paz. Sua voz combatente foi calada pelo golpe militar de Augusto Pinochet, em 1973. Victor Jara foi preso, brutalmente torturado e, no dia 16 de setembro daquele ano, foi fuzilado, depois de ter as mãos esmagadas por coronhadas.

A homenagem a Jara no Sesc Belenzinho terá a participação especial da cantora e atriz Annie Murath, uma das mais conhecidas professoras de canto para teatro em seu país e diretora do Pantheatre Chile. No ano passado, Annie subiu ao palco ao lado de Fabiana Cozza no Auditório Ibirapuera durante o show Mulheres…Um Canto de Resistência, promovido pelo Instituto Vladimir Herzog.

Os cantores paulistanos Renato Braz e Fabiana Cozza serão acompanhados por Sergio Valdeos no violão, Gabriel Levy no acordeon, Celso Marques no sax e flautas, Fi Maróstica no contrabaixo e por Beto Angerosa na percussão.

Fonte: RBA