Polícia Federal inicia nova etapa da Lava Jato com prisão de Vaccari

Em nova etapa da Operação Lava Jato, a Polícia Federal executou nesta quarta-feira (15) quatro ordens judiciais, entre as quais, a prisão preventiva do secretário de finanças do PT, João Vaccari Neto.

Vaccari - Agência Brasil

O site do PT informa que os advogados de Vaccari recorrerão, ainda nesta quinta, da decisão e que o partido vai se pronunciar oficialmente sobre o caso.

Segundo informou a Polícia Federal, foram cumpridos um mandado de busca e apreensão, um de prisão preventiva, um de prisão temporária e um de condução coercitiva. Todas essas ordens estão sendo feitas na capital paulista, mas os presos serão levados diretamente para a Superintendência da PF em Curitiba.

Os mandados de condução coercitiva foram expedidos contra a mulher de Vaccari, Giselda Rousie de Lima, que foi ouvida pelos policias em casa, e sua cunhada, Marice Correa de Lima, que não foi encontrada.

No último dia 9, em depoimento à CPI da Petrobras, na Câmara dos Deputados, Vaccari refutou as acusações de irregularidade e o envolvimento no esquema do doleiro Alberto Youssef.

Durante entrevista coletiva, o procurador federal Carlos Fernandes Santos Lima, considerado como o estrategista do Ministério Público na Operação Lava Jato, disse que os pedidos de prisão foram feitos pelo órgão em 16 de março, portanto, há quase um mês. No entanto, só agora foram expedidos pelo juiz Sergio Moro e executados nesta quarta (15).

Pedidos e coincidêncais

O primeiro depoimento do tesoureiro do PT à Polícia Federal aconteceu às vésperas do evento de 35 anos de fundação do partido, sendo que o pedido de condução coercitiva teria sido feito em 17 de dezembro de 2014. A autorização concedida no dia 3 de fevereiro e somente no dia 5 de fevereiro a Polícia Federal executou o pedido.

Coincidentemente, nesta quarta (15), as centrais sindicais, incluindo a CUT, realizam diversas paralisações contra o projeto de terceirização aprovado pelo Congresso e em defesa da democracia e contra o golpismo.

Do Portal Vermelho, com informações de agências