CTB encerra encontro e divulga resolução política para 2015 

A 16ª Reunião da Direção Executiva Nacional da CTB chegou ao fim nesta sexta-feira (10) com a divulgação de um documento de Resolução Política que encerra princípios e posicionamentos da central em relação à conjuntura nacional que se apresenta e se vislumbra para este ano. 

Reunião da executiva da CTB - CTB

O enfoque de todo o encontro foi no planejamento das ações necessárias para o enfrentamento da atual realidade política, social e econômica e também um balanço dos trabalhos e demandas das centrais estaduais que compõe a entidade.

Entre as principais normativas inclusas na Resolução, estão a convicção de que há uma forte ofensiva reacionária em curso e que serão necessários esforços redobrados, envolvendo boa estratégia política e consistência ideológica para enfrentar e contribuir para um debate que derrote o movimento do retrocesso.

Como observou Divanilton Pereira, secretário de Relações Internacionais da CTB, é grande a responsabilidade política da CTB neste processo para dar o adequado encaminhamento às demandas urgentes que se impuseram neste cenário hostil aos trabalhadores. "A situação é de resistência política. E é preciso das consequência a este diagnóstico com maturidade, equilíbrio e boa formulação política", disse ele.

Existe a compreensão de que 2015 está sendo e será um ano difícil, de muitos desafios e, por isso, quanto mais preparadas estiverem as lideranças cetebistas para este enfrentamento político e também ideológico, maiores as chances de a classe trabalhadora ter êxito em suas batalhas. “Trabalhamos para qualificar nossos dirigentes, para que eles respondam aos acontecimentos à altura e engrandeçam ainda mais a intervenção da CTB no enfrentamento e na disputa do processo social e político”, disse Adilson Araújo, presidente da CTB.

Meta alcançada

Em sua fala ao final do encontro, Adilson Araújo comemorou uma conquista da CTB: a central sindical chegou nos 10% de representatividade junto aos trabalhadores sindicalizados em todo o Brasil. A pesquisa é realizada anualmente e revela o percentual de todas as centrais do Brasil. "Estamos construíndo uma história bonita, fruto do nosso trabalho. E podemos nos orgulhar agora de termos atingido nossa meta", disse Araújo.

Fonte: Portal CTB