Thiago Cassis: O dia em que Paul saiu dos Beatles

Uma briga por conta da escolha no novo empresário da banda (que no caso era o sogro de Paul MacCartney)? A insistência de John Lennon em levar Yoko Ono para todo e qualquer ensaio da banda? Ou o simples desinteresse de continuar sendo os Beatles aliado à vontade de cada membro da banda tocar seus próprios projetos pessoais?

Por Thiago Cassis*, especial para o Vermelho

Beatles - Divulgação

Muito se fala quando o assunto é o fim dos Beatles. Cada um com sua versão. Todos que admiravam a banda escolhem seu vilão preferido (normalmente a escolhida é Yoko Ono).

Mas os fatores que explicam a dissolução da banda são muitos. E de certa forma a explicação contém todos os elementos apresentados acima.

A banda britânica lançou seu primeiro single em 1962, Love Me Do, e na sequência, já em 1963, o primeiro álbum Please, Please Me. Dai em diante explorando um mercado da música em construção e com a Europa se reerguendo financeiramente, os Beatles emplacaram um sucesso atrás do outro. Muitas imagens podem retratar essa fase da banda, os terninhos, os cortes de cabelos similares, as garotas, e os garotos, gritando enlouquecidamente nas apresentações (a ponto de não escutar a própria música) e também filmes lotando cinemas, como A Hard Day's Night (1964) e Help (1965). Até 1966 foram sete álbuns e outros tantos singles, ou compactos como se falava no Brasil. Em 1966, após turnês estafantes, a banda interrompeu suas atividades públicas, ou seja, parou de se apresentar ao vivo. Dali em diante só tocariam em estúdio.

 
Help, com cenas do filme de mesmo nome
Ainda no final de 1966, lançaram o inventivo compacto Strawberry Fields Forever/Penny Lane, e em julho de 1967 soltaram o disco, até hoje aclamado, Sgt. Peppers and the Lonely Hearts Club Band. Com violinos, orquestrações e muita criatividade, a banda chegava a um novo patamar musical. E se afastava dos rocks românticos que marcaram os primeiros anos. Ainda em 1967, como especial de ano novo da rede de TV BBC, lançam o filme, acompanhado de um EP, Magical Mistery Tour.

I'm The Walrus, em trecho do filme Magical Mistery Tour
Porém o ano de 1968 marca o início do declínio. Se por um lado as gravações do álbum duplo, The Beatles, popularmente chamado de Álbum Branco, continuavam trazendo os integrantes da banda cada vez mais inspirados em suas composições, por outro lado, a relação em John, Paul, George e Ringo iam de mal a pior. O baterista chegou a deixar o quarteto durante as gravações, retornando alguns dias depois após a insistência dos outros integrantes da banda.

Além do confuso, porém extremamente criativo, álbum duplo, 1968 também transformou os Beatles em desenho animado. Ao retomarem a faixa Yellow Submarine, que nem compacto chegou a ser na época em que foi lançada (em 1966, no disco Revolver), os quatro, já não tão garotos assim, de Liverpool, embarcaram em uma cruzada nos cinemas ao redor do mundo contra os malvados azuis, e para isso tiveram na trilha sonora a crucial colaboração do seu eterno produtor, George Martin, que compôs parte das músicas do longa-metragem.
 

 
It's All Too Much, com cenas da animação Yellow Submarine
Ano novo, projeto novo. Em 1969, os Beatles planejavam voltar aos palcos. Seria uma grande apresentação só com músicas inéditas. E lá foram os quatro compor e ensaiar o repertório. Mas o contato frequente apenas deixou claro o tamanho do desgaste entre eles. O filme, acompanhado do disco, Let It Be, lançado em maio de 1970, traz aquele longo inverno de 69, em que a banda no que intitulou The Get Back Sessions, tentou, sem sucesso, compor o novo material. No fim, subiram no telhado da gravadora e tocaram durante 30 minutos para quem passava pela, imortalizada no título do álbum do mesmo ano e que seria o último que gravaram juntos, Abbey Road.
 
 
"Don't Let Me Down", última apresentação da banda, em cima do telhado da gravadora, na rua Abbey Road
No dia 9 de abril de 1970 Paul anuncia que lançaria um disco solo e que com isso não poderia se dedicar mais aos Beatles. Os rumores sobre o final da banda se confirmam nas capas dos jornais do dia seguinte. Os Beatles, após poucos, mas intensos anos, chegavam ao fim.

*Thiago Cassis é jornalista, assessor de comunicação da UJS e colaborador do Portal Vermelho