Jô Moraes defende mais acordos entre cidades fronteiriças 

Em mesa de debates organizada durante o 3º Encontro de Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, realizado em Brasília, na terça-feira (7), a presidenta da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), destacou a importância de mais acordos entre as cidades fronteiriças.  

Jô Moraes defende mais acordos entre cidades fronteiriças - EMDS

Jô Moraes explicou que a assinatura de memorandos, acordos e tratados com os países fronteiriços se fazem urgentes, uma vez que de 2011 a 2014, “apenas oito proposições de acordos foram apreciados pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional”.

Doutor Rosinha, representante do Mercosul, confirmou a fala da deputada. Para ele, é preciso que o Brasil estabeleça mais acordos diplomáticos para viabilizar e ampliar a cooperação nas fronteiras. “Cabe a nós estimular o debate para que o Mercosul trabalhe melhor suas fronteiras”, concluiu.

A deputada aproveitou o evento para convidar os participantes para audiência pública na Câmara dos Deputados, na próxima quarta-feira (15), que vai debater a segurança na faixa das fronteiras. E pediu que os participante levem propostas concretas para que os deputados possam construir uma política nacional de fronteiras mais afirmativa.

No encontro, os prefeitos pediram maior auxílio do Congresso Nacional para o desenvolvimento dos municípios e a cooperação com o Mercosul. O prefeito de Bagé (RS) e vice-presidente para Assuntos das Cidades das Regiões Fronteiriças, Dudu Colombo, destacou a necessidade da implementação de uma frente parlamentar mista (com deputados e senadores) das cidades fronteiriças, a quem o grupo possa recorrer para pedir melhorias na legislação relacionada ao tema.

“Precisamos levar nossas demandas a eles e nos fazer valer desta força”, disse Colombo na presença dos parlamentares.

Para o deputado Bohn Gass (PT-RS), é preciso que o país entenda que as fronteiras não dividem os países. “Temos que usá-las como forma de união entre o Brasil e nossos parceiros de Mercosul”, afirmou. Para o parlamentar, infraestrutura e integração são temas primordiais para os municípios de fronteira.

Do Portal Vermelho
De Brasília, com agências