Chioro defende convênio com cubanos e rebate factoide da mídia

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse nesta quarta-feira (8) que não há nenhum tipo de ilegalidade na celebração do termo de cooperação da pasta com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e o governo cubano no âmbito do Programa Mais Médicos. Durante audiência pública no Senado, ele se referiu a uma teoria da conspiração ao falar sobre denúncias de irregularidades no programa.

Arthur Chioro ministro da Saúde em audiência no Senado dia 8 de abril 2015 - Agência Brasil

"As informações são alardeadas como se fossem um escândalo", disse. "Parece que há uma confabulação internacional", completou.

De acordo com o ministro, o governo brasileiro tentou estabelecer parcerias com diversos países, incluindo a Espanha, Argentina e Portugal, mas não foi possível celebrar termos de cooperação com nenhum deles. A seleção foi feita, segundo ele, com base na proximidade dos idiomas falados e com base no índice de médicos por mil habitantes. Dados da pasta indicam que Cuba conta com um índice de 6,9 médicos por mil habitantes enquanto no Brasil a taxa é 1,8.

"Tínhamos sim fundamentação legal quando estabelecemos todo o processo de negociação", disse, ao se referir ao termo de cooperação com o governo cubano. "Não há nenhuma tentativa de escamotear. Temos uma fundamentação jurídica muito segura em relação ao programa", concluiu.

Fonte: Agência Brasil